Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Grupo de enfermeiros apresenta queixa contra bastonária

Profissionais consideram que Ana Rita Cavaco tem violado, sistematicamente, diversas alíneas do código deontológico e dos estatutos da Ordem dos Enfermeiros.

Grupo de enfermeiros apresenta queixa contra bastonária
Notícias ao Minuto

11:31 - 11/02/21 por Melissa Lopes

País Enfermeiros

Um grupo de 18 enfermeiros entregou esta quinta-feira ao Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros uma participação disciplinar contra a bastonária Ana Rita Cavaco, noticia a TVI.

A ação surge depois da polémica causada pelos comentários de Ana Rita Cavaco nas redes sociais sobre o processo de vacinação contra a Covid-19 no país.

Os profissionais entendem que a "bastonária tem, através de um conjunto de declarações, sistematicamente violado diversas alíneas do código deontológico e dos estatutos", afirmou Manuel Lopes, um dos subscritores da participação, acrescentando que os enfermeiros que apoiam a queixa se demarcam "totalmente deste tipo de atitudes e linguagem".

"Nós não atacamos pessoas. Nós discordamos frontalmente de linguagem e comportamentos atentatórios da dignidade de outros seres humanos. Não nos revemos nessa posição, não entendemos que este seja um comportamento de qualquer enfermeiro, muito menos de quem tem a função de liderar a Ordem", realçou o profissional.

Na participação, a que o Público teve acesso, é referido que "a violação de tais deveres deontológicos é de tal forma grave e danosa da imagem e reputação públicas da Ordem e da profissão de enfermeiro, que, no entendimento dos signatários justifica a aplicação da pena disciplinar máxima, isto é, a expulsão".

Na terça-feira, sublinhe-se, a ex-bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Maria Augusta reconheceu que Ana Rita Cavaco não está à altura do cargo que desempenha, tendo apelado à abertura de um processo disciplinar contra a atual bastonária.

Num artigo de opinião publicado no Público, Maria Augusta considerou o comportamento de Ana Rita Cavaco "inaceitável", o que a levou, pelo respeito pelo legado da Ordem, a pedir desculpa aos que a bastonária tem ofendido, "sem respeito pela profissão e pelos enfermeiros" que trabalham diariamente.

De recordar que, depois de ter chamado "gorda fura filas" à autarca de Portimão, a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros referiu-se a Daniel Oliveira recorrendo à palavra "esterco". Em causa, a crónica publicada no Expresso 'O que Ana Rita Cavaco ouviu dizer e as duas faces da mesma incivilidade'.

Leia Também: AO MINUTO: Nova Emergência a votos; Portugal teve a pior vaga de Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório