Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Empresa portuguesa desenvolve vacina contra Covid-19 que vai ser inalada

Empresa de Cantanhede espera que produto possa chegar ao mercado no 3.º trimestre de 2022.

Empresa portuguesa desenvolve vacina contra Covid-19 que vai ser inalada
Notícias ao Minuto

11:40 - 09/02/21 por Melissa Lopes

País Covid-19

Uma empresa portuguesa, de Cantanhede, está a desenvolver uma´vacina contra a Covid-19. O produto final, conta a SIC Notícias, será diferente das vacinas convencionais, uma vez que vai ser inalada. Se tudo correr pelo melhor, produto chegará ao mercado no 3.º trimestre de 2022.

"A nossa vacina é composta com o vírus inativado, é administrada de forma intranasal de forma a garantir o máximo de imunidade ao nível dos pulmões, que é o local preferencial" de entrada do SARS-CoV-2, explicou Pedro Madureira, diretor clínico da Immunethep.

Além disso, continuou, "usamos como adjuvante um análogo do RNA que não só permite um aumentar dos anticorpos que neutralizam o vírus como reforça as nossas capacidades de combater infeções víricas".

A empresa do distrito de Cantanhede já está a preparar os ensaios clínicos - esperando que estes comecem dentro de seis meses -, numa parceira canadiana com a garantia de ter disponíveis logo no início milhões de doses. Segundo os especialistas, a vacina tem dado mostras de eficácia.

Bruno Santos, CEO da empresa, assegura que, apesar de terem começado depois de outras companhias, esta vacina ainda vai muito a tempo de contribuir no esforço de ter a população portuguesa toda vacinada. "O nosso objetivo é que todos os ensaios em humanos sejam já feitos em Portugal", afirmou em declarações à SIC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório