Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Estado do tempo vai agravar-se no continente. Culpa (indireta) da Justine

Sistema frontal associado à depressão Justine "deverá provocar um agravamento do estado do tempo a partir da tarde de sexta-feira dia 29 e no sábado dia 30", com previsão de chuva, vento, agitação marítima e queda de neve no território continental.

Estado do tempo vai agravar-se no continente. Culpa (indireta) da Justine
Notícias ao Minuto

17:37 - 28/01/21 por Melissa Lopes

País Tempo

Num comunicado divulgado na tarde desta quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que, apesar de não se esperar que a depressão Justine afete diretamente Portugal continental, "o sistema frontal a ela associado deverá provocar um agravamento do estado do tempo a partir da tarde de sexta-feira dia 29 e no sábado dia 30".

Assim, prevê-se, a partir da tarde de sexta-feira, um aumento gradualmente da intensidade do vento, tornando-se moderado a forte de sudoeste, com rajadas até 75 km/h no litoral Norte e Centro até ao início da manhã, e forte com rajadas até 100 km/h nas terras altas".

A partir da tarde do dia 29, sexta-feira, prevê-se um aumento da precipitação, sendo mais intensa no Minho entre o final do dia e o início da manhã de sábado.

O IPMA assinala, também para sábado, a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para os 1200/1400 metros de altitude.

Paralelamente, espera-se também a partir de dia 30 sábado, um aumento da agitação marítima na costa ocidental, com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros de altura significativa, sendo 5 a 6 metros a norte do Cabo Raso.

Recorde-se que as ilhas das Flores e Corvo vão estar sob aviso vermelho entre as 21h00 de hoje, quinta-feira, (22h00 em Lisboa) e as 03h00 de sexta-feira, devido à previsão de vento associada à depressão Justine.

Leia Também: Proteção Civil dos Açores emite alerta devido a depressão Justine

Recomendados para si

;
Campo obrigatório