Um incidente com um lote de vacinas contra a Covid-19 que iam ser administradas aos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), em Penafiel, teve de ser inutilizado, avança, esta quarta-feira, o Jornal de Notícias.
Fonte do Conselho de Administração do CHTS revelou ao meio de comunicação que "tudo indica que [a falha] estará associada a uma utilização inadequada do sistema de refrigeração da farmácia do hospital". Com efeito, o Conselho de Administração determinou que fosse aberto um processo de inquérito para apurar as responsabilidades, "estando em avaliação a apresentação de participação por eventual processo-crime", pode ler-se.
Foram entretanto realizadas diligências pela unidade hospitalar para que os profissionais continuem a ser vacinados, esperando-se que as vacinas de reposição cheguem já esta quinta-feira.
Ao Notícias ao Minuto, fonte do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) confirmou o incidente, salientando que a "situação é de lamentar profundamente, uma vez que, quer no CHTS quer em toda a rede do SNS, são fornecidas instruções de trabalho específicas para o seu manuseamento, motivo também pelo qual o Conselho de Administração está determinado em apurar com detalhe o que aconteceu".
Reconhecendo a importância da vacinação para os profissionais, o CHTS "informa ainda que, assim que teve conhecimento do problema, realizou diversas diligências de forma a que sejam repostas rapidamente as vacinas inutilizadas. As vacinas devem chegar já amanhã, quinta feira, procedendo-se à vacinação imediata dos profissionais, entre amanhã e sábado".
Foram ainda determinadas pela unidade de saúde medidas reforçadas de vigilância permanente no local sempre que existam vacinas para ser administradas.
[Notícia atualizada às 07:37]
Leia Também: AO MINUTO: Óbitos 'batem' recorde. Só dez países 'gastam' 75% das vacinas