Cardoso e Cunha: Presidente recorda "o homem e o político destacado"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte de António Cardoso e Cunha, primeiro comissário europeu português, considerando que "prestigiou Portugal" nessas funções e recordando "o homem e o político destacado".

AO MINUTO: Projeções de abstenção entre os 50% e os 60%

© ShutterStock

Lusa
25/01/2021 14:54 ‧ 25/01/2021 por Lusa

País

Óbito

António Cardoso e Cunha, engenheiro químico de formação, militante do PSD e antigo ministro, morreu no domingo, aos 87 anos.

Numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet, realça-se que Cardoso e Cunha "foi o primeiro comissário português a integrar o colégio de comissários da Comissão Europeia, liderado então por Jacques Delors, logo no ano da adesão portuguesa em 1986".

"Nestas funções prestigiou Portugal e teve uma enorme influência na nossa plena integração nas estruturas comunitárias, que exerceu até 1993, tendo ocupado vários pelouros, nomeadamente o das pescas e o da administração", acrescenta-se.

Marcelo Rebelo de Sousa, reeleito chefe de Estado no domingo, realça também a sua "longa e prestigiosa carreira como político, empresário e gestor, militante do PSD", destacando o exercício de funções governativas como "primeiro como ministro da Agricultura e Pescas do Governo da Aliança Democrática (AD), liderado por Francisco Sá Carneiro em 1980, e, em 1981, liderado por Francisco Pinto Balsemão".

"Foi ainda deputado à Assembleia da República em três legislaturas e, na década de 90, comissário da Expo'98. Desempenhou também funções como presidente do Conselho de Administração da TAP, de onde saiu em 2004, ainda a companhia era uma empresa pública. Lamentando a sua morte e recordando o homem e o político destacado, o Presidente da República apresenta as suas sinceras condolências à família enlutada", lê-se na mesma nota.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas