Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Depois de Hortense, Ignacio. Chuva deixa seis distritos em alerta

Seis distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva, e outros seis têm avisos amarelos por causa do vento e da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar da Atmosfera (IPMA).

Depois de Hortense, Ignacio. Chuva deixa seis distritos em alerta
Notícias ao Minuto

09:00 - 23/01/21 por Lusa com Notícias ao Minuto

País Mau tempo

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu e Porto estão sob aviso laranja até às 18h00 de hoje por causa da previsão de chuva por vezes forte.

O IPMA colocou também os distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco sob aviso amarelo até às 21h00 de hoje devido à previsão de vento forte, com rajadas até 80 quilómetros por hora, que podem chegar aos 100 quilómetros por hora nas terras altas.

Coimbra, Leiria e Lisboa estão também sob aviso amarelo, mas devido à previsão de forte agitação marítima, sendo esperadas ondas de quatro a cinco metros.

Este alerta termina às 09h00, mas nos distritos de Coimbra e Leiria é retomado às 15h00 para se estender até às 03h00 de domingo.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Face ao quadro meteorológico, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para a possibilidade de ocorrência de cheias em meio urbano, inundação por transbordo de linhas de água em zonas mais vulneráveis, assim como a acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água na estrada.

A proteção civil alertou ainda para o risco de queda de ramos ou árvores devido ao vento forte, de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia, e de possíveis acidentes na orla costeira, recomendando comportamentos adequados, sobretudo nas zonas de maior risco.

Recorde-se que, depois de Gaetan, Cristoph e Hortense, Ignacio é a quarta depressão a passar por Portugal em pouco mais de uma semana. O IPMA já tinha previsto a sua chegada este sábado a Portugal Continental e indicado que iria provocar vento e chuva intensa nos próximos dias, em especial nas regiões Norte e Centro do país.

Leia Também: Depois de 'Hortense' é a vez de 'Ignacio' atingir Portugal amanhã

Recomendados para si

;
Campo obrigatório