Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19. Igreja suspende missas e catequese a partir de sábado

A Conferência Episcopal Portuguesa determinou a suspensão da celebração pública da Eucaristia a partir de 23 de janeiro de 2021, bem como a suspensão de catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contacto.

Covid-19. Igreja suspende missas e catequese a partir de sábado
Notícias ao Minuto

13:10 - 21/01/21 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

Considerando a "extrema gravidade da situação pandémica que estamos a viver", a Conferência Episcopal Portuguesa determinou a suspensão de missas, catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contacto, a partir do próximo sábado e até novas orientações.

Em nota partilhada esta quinta-feira, a Conferência Episcopal Portuguesa considera que "é um imperativo moral para todos os cidadãos, e particularmente para os cristãos, ter o máximo de precauções sanitárias para evitar contágios, contribuindo para ultrapassar esta situação".

Com efeito, e embora lamente fazê-lo, a Igreja "determina a suspensão da celebração pública da Eucaristia a partir de 23 de janeiro de 2021, bem como a suspensão de catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contacto". 

De acordo com a Conferência Episcopal, estas medidas devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas, nomeadamente através da transmissão por via digital. 

Quanto às exéquias cristãs, devem ser celebradas de acordo com as orientações da Conferência Episcopal de 8 de maio de 2020 e das autoridades competentes. 

Recorde-se que Governo vai decidir hoje, em Conselho de Ministros, o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino, do Básico ao Superior, com efeitos a partir de sexta-feira. 

Ao somar 219 mortes relacionadas com a covid-19 e 14.647 novos casos de infeção com o novo coronavírus, Portugal registou ontem os valores mais elevados desde o início da pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório