Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Alunos de escola de Lisboa protestam por estabelecimentos não fecharem

Cerca de três dezenas de alunos da Escola Secundária Padre António Vieira, em Lisboa, estão hoje concentrados à porta do estabelecimento contestando a continuação das aulas presenciais, apesar do confinamento e do aumento de casos de covid-19.

Alunos de escola de Lisboa protestam por estabelecimentos não fecharem
Notícias ao Minuto

10:17 - 19/01/21 por Lusa

País Covid-19

"Queremos que as escolas fechem, não faz sentido [continuarem abertas]. Muitos têm de vir de transportes públicos apinhados", disse à Lusa Constança Ugando, aluna do 12.º ano.

De acordo com esta estudante, é necessário o Governo ter em conta que Portugal tem estado nos lugares cimeiros do número de casos por milhão de habitantes de covid-19, e que os alunos estão descontentes e com medo do que se está a passar.

"Aqui fora cumprimos o distanciamento, na sala de aula nem é preciso esticar o braço para tocar na mesa do meu colega do lado", exemplificou.

"Em causa está a saúde de cada um de nós e das nossas famílias, muitos até doentes de risco", denunciou também.

Segundo a jovem de 17 anos, o Governo deveria considerar o "pedido explícito" da Ordem dos Médicos para que os estabelecimentos escolares fechem.

Na nota em que deram conta do protesto, os jovens do 12.º ano referem que o facto de o Governo não ter na segunda-feira, aquando da apresentação de medidas mais restritivas, apresentado o fecho das escolas é "uma afronta à comunidade escolar e a todos os que a ela estão associados", bem como aos médicos.

"As novas variantes que já se verificou afetarem os mais novos e um vírus que continua a matar centenas de pessoas por dia em todo o país - não é seguro sair às ruas, quanto menos frequentar aulas em salas em que a distância de segurança não é mantida, corredores cheios de alunos", pode ler-se ainda na nota.

Segundo a representante, as aulas na escola secundária estão a funcionar e ninguém está a ser impedido de entrar na sala, desde as 08h15, hora em que os alunos se concentraram à porta da escola, localizada em Alvalade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório