Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Da venda ao postigo aos novos horários: Tudo o que tem de saber

Executivo de António Costa apertou ontem as medidas face aos números da pandemia do novo coronavírus em Portugal. A circulação entre concelhos no fim de semana é proibida e há novos horários para estabelecimentos de bens e serviços abertos ao público. Fique a par.

Da venda ao postigo aos novos horários: Tudo o que tem de saber
Notícias ao Minuto

08:59 - 19/01/21 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Os números da pandemia em Portugal não param de aumentar e, após uma reunião de Conselho de Ministros extraordinária, o Governo liderado por António Costa revelou aos portugueses novas (e mais apertadas) medidas para o combate à pandemia da Covid-19. "Estamos a viver o momento mais grave desta pandemia", frisou.

Começando por alertar para o facto de, neste momento, estar em causa a "saúde e a vida de cada um de nós e de quem nos rodeia", o primeiro-ministro começou por declarar, em conferência de imprensa, a partir de São Bento, que "não é aceitável mantermos este nível de circulação" verificado desde que entrou em vigor o confinamento geral. O Executivo puxou assim o 'travão' porque país precisa de "um sobressalto cívico".

Com as novas regras, passa a ser proibida, entre outras, a "venda ou entrega ao postigo, em qualquer estabelecimento do ramo não alimentar", a "venda ou entrega em cafés ou em estabelecimentos em 'take away'" e o consumo "à porta ou na via pública "nas imediações destes espaços. Está também interdita a circulação entre concelhos aos fins de semana.

Serão "encerrados todos os espaços de restauração em centros comerciais", mesmo em regime de 'take away', e "proibidas todas as campanhas de saldos e de promoções". Já as escolas vão manter-se abertas em ensino presencial, lembrando o chefe de Governo que "as ondas de crescimento de pandemia" ocorreram em tempos de pausa letiva.

O Governo informou ainda que "todos os estabelecimentos deverão encerrar às 20h00 aos dias de semanas e às 13h00 aos fins de semana, com exceção do retalho alimentar, que pode ficar aberto até às 17h00".

Eis as regras mais apertadas que entram em vigor:

Referiu ainda António Costa que as autoridades "vão reforçar a fiscalização" destas novas regras. Saliente-se, porém, que ainda não há uma data oficial para a entrada destas medidas em vigor, assumiu o primeiro-ministro, explicando que o decreto ainda tem de ser enviado ao Presidente da República e, consequentemente, de ser aprovado pelo chefe de Estado.

Recorde-se que Portugal somou mais 6.702 infetados com o novo coronavírus e 167 mortes relacionadas com a Covid-19, o maior número de sempre ao superar os 166 registados no sábado, indica o boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral de Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, o país acumula 556.503 infetados pelo SARS-CoV-2 e 9.028 óbitos associados à Covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório