Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19. CM de Cinfães reforça medidas de apoio às famílias e empresas

O agravamento da pandemia de covid-19 levou a Câmara de Cinfães a reforçar as medidas de apoio às famílias, empresas e instituições, anunciou hoje a autarquia.

Covid-19. CM de Cinfães reforça medidas de apoio às famílias e empresas
Notícias ao Minuto

19:01 - 18/01/21 por Lusa

País Cinfães

O município de Cinfães "vai reforçar as medidas de apoio às famílias, às instituições e às empresas com o objetivo de garantir os bens e serviços essenciais às famílias, às instituições, assim como assegurar uma recuperação mais rápida da atividade laboral, dinamizar a economia e a manutenção do emprego em Cinfães", afirma a Câmara num comunicado hoje divulgado.

Este reforço deve-se, segundo a nota de imprensa, "à situação pandémica que se continua a viver" e, por isso, "à semelhança do envelope financeiro aprovado em abril, os apoios agora reforçados dividem-se em três áreas: famílias, instituições e empresas".

No apoio às famílias, durante este ano civil, a autarquia vai "manter o fundo social de emergência para apoiar a aquisição de géneros alimentares, medicação e pagamento de serviços essenciais como luz, água, saneamento e gás".

A autarquia explica que o Programa Apoiar Integrar, que visa o apoio aos cidadãos portadores de deficiência, "também será mantido, tal como as tarifas sociais e familiares relativas a água, saneamento e eletricidade" e a não cobrança das taxas de resíduos sólidos urbanos".

Em 2021, no que diz respeito às empresas, aquela autarquia do distrito de Viseu refere que também "não serão cobradas diversas taxas de licença" e que os estabelecimentos comerciais com rendas ou concessão em propriedade do município vão ter descontos de 40% e os feirantes de 25%.

"Outra das medidas criadas é a atribuição de 250 euros, a fundo perdido, por posto de trabalho, em diversos setores mais afetados pela pandemia para fazer face a despesas inerentes à atividade", assim como os taxistas que também recebem por praça/táxi um apoio igual, indica a nota.

A Câmara atribui ainda aos restaurantes do concelho "vales de compras 'Vinho Verde de Cinfães' e 'Produtos Agroalimentares', para aquisição aos produtores locais, no valor de duas vezes 200 euros por posto de trabalho, num total de 400 euros" por cada emprego, para, desta forma, também apoiar os produtores.

"A área do alojamento será contemplada com a atribuição de vales de 25% de desconto do Turismo 'VisitCinfães' e os operadores de animação turística recebem embalagens promocionais 'Cinfães, Naturalmente Único' (mochila com produtos locais), ajudando as fileiras agroalimentares e artesanato", acrescenta.

A Câmara também não cobrará taxas de resíduos sólidos urbanos nas atividades económicas durante este ano, assim como outras isenções, entre as quais as taxas municipais de licenciamento em investimentos que criem postos de trabalho.

O município vai "continuar a fornecer equipamentos de proteção individual", nomeadamente aos bombeiros e instituições particulares de solidariedade social (IPSS), assegura.

"Em parceria com o ACES [Agrupamento de Centros de Saúde] Baixo Tâmega, a Câmara instalou uma área de doente respiratório no concelho e continua a disponibilizar recursos humanos para tarefas e parcerias na área da saúde", informa, adiantando que adotou outras medidas para apoiar este setor, designadamente adquirindo "bens e serviços para melhoria dos serviços prestados", como "linhas telefónicas e informáticas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório