Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Apreendidos 96 quilos de tabaco de mascar em Lisboa. Há um detido

Valor comercial do tabaco apreendido ascende a 20 mil euros.

Apreendidos 96 quilos de tabaco de mascar em Lisboa. Há um detido
Notícias ao Minuto

17:20 - 14/01/21 por Notícias Ao Minuto

País Tabaco

A Unidade de Ação Fiscal (UAF) da Guarda Nacional Republicana, através do Destacamento de Ação Fiscal de Lisboa, apreendeu esta quinta-feira, dia 14 de janeiro, 96 quilos de tabaco de mascar em Lisboa. Um homem, de 39 anos, foi detido por "introdução fraudulenta no consumo". 

"Na sequência de uma ação de prevenção e combate à evasão e fraude tributárias que incidiu sobre estabelecimentos de venda ao público", é explicado numa nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso, "os militares da Guarda detetaram o tabaco de mascar que estava acondicionado em dezenas de embalagens de diferentes pesos e pronto a ser vendido ao consumidor, verificando-se que não ostentava a estampilha fiscal exigida para a sua comercialização em território nacional".

O valor comercial do tabaco apreendido ascende a 20 mil euros, avança ainda a GNR, "sendo que a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado, em sede do Imposto Especial sobre o Consumo do Tabaco (IT) e do Imposto de Valor Acrescentado (IVA), de cerca de 17 mil euros". 

O detido será presente a primeiro interrogatório amanhã, dia 15 de janeiro, no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa para aplicação das medidas de coação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório