Meteorologia

  • 21 JANEIRO 2021
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 16º

Edição

Portugal enviou mais de um milhar de armas para Cabo Verde e São Tomé

Distribuição do material insere-se "na política de cooperação portuguesa na área da segurança interna com os países africanos lusófonos".

O Ministério da Administração Interna (MAI) enviou, esta semana, mais de um milhar de armas para as forças policiais de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. A informação é revelada numa nota enviada pela tutela este sábado às redações, onde é ainda explicado que o material entregue é "oriundo da Polícia de Segurança Pública" (PSP). 

O ministério de Eduardo Cabrita aponta também que "a distribuição desse material" insere-se "na política de cooperação portuguesa na área da segurança interna com os países africanos lusófonos". Os "40 volumes de carga, transportados com o apoio de uma aeronave Hércules C-130 da Força Aérea, foram entregues na quarta-feira em Cabo Verde e, no dia seguinte, em São Tomé e Príncipe".

O armamento enviado "consistiu em mais de 900 pistolas Walther (cada uma com dois carregadores e uma vareta de limpeza) para a Polícia de São Tomé e Príncipe" e "200 armas do mesmo modelo para a Polícia cabo-verdiana". Além destas, foram ainda encaminhadas" dezenas de milhares de munições de calibre 7.65mm para aquelas duas forças de segurança".

Com este processo de cedência de armamento, destaca ainda o ministério, que "decorre do programa de modernização do material das Forças e Serviços de Segurança nacionais", a PSP contribui "para o reforço das capacidades daquelas organizações lusófonas congéneres".

Por fim, no mesmo comunicado, é lembrado que a cooperação técnico-policial de Portugal com os países africanos lusófonos, "além de apoiar o desenvolvimento de competências técnicas e operacionais das respetivas Forças e Serviços de Segurança, envolve também as vertentes da formação e assessoria".

Veja, na galeria acima, as imagens disponibilizadas pelo Ministério da Administração Interna. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório