Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Desperdício de 6.ª dose de vacina "é falso", garante Ministério da Saúde

Esclarecimento foi feito em comunicado.

Desperdício de 6.ª dose de vacina "é falso", garante Ministério da Saúde
Notícias ao Minuto

11:47 - 08/01/21 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

O Ministério da Saúde emitiu um comunicado em que garante que "é falso que Portugal tenha desperdiçado a 6.ª dose" da vacina contra a Covid.19, conforme noticiava esta sexta-feira o semanário Expresso.

Segundo o Expresso refere hoje, a falta de uma norma da Direção-Geral da Saúde que permita preparar seis doses por cada frasco da vacina da Pfizer já teria obrigado a desperdiçar uma quantidade que daria para vacinar seis mil portugueses. Uma informação que o ministério de Marta Temido nega ser verdade.

Explica a tutela que a 30 de dezembro, o Infarmed referiu a possibilidade de extrair 6 doses por cada frasco, desde que fosse sempre verificado e assegurado o volume de 0,3 ml previamente a cada administração. A orientação estava "a ser praticada na administração desta vacina", refere o ministério.

Esta orientação foi dada no contexto da discussão em curso, no âmbito da rede, integrada pelo INFARMED, de autoridades reguladoras do medicamento da União Europeia e da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), tendo a empresa titular de Autorização de Introdução no Mercado submetido formalmente o pedido de alteração da extração do número de doses por frasco, cuja avaliação será hoje concluída e que será objeto de comunicação posterior.

"Neste enquadramento a prática generalizada dos postos de vacinação tem sido a utilização da 6.ª dose, cumpridas que sejam as condições exigidas.É, portanto, falso que Portugal tenha desperdiçado a 6.ª dose, conforme o Expresso noticia. Ainda assim, importa afirmar que a utilização da 6.ª dose cumpriu com todas as regras de segurança e qualidade aplicáveis à reconstituição e administração de fórmulas medicamentosas", pode ler-se.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório