Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Frio? Aquecimento pode ser utilizado desde que cumpra estas regras da DGS

Apesar de não ser recomendado, em situações excecionais, os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) podem ser utilizados durante a pandemia da Covid-19.

Frio? Aquecimento pode ser utilizado desde que cumpra estas regras da DGS
Notícias ao Minuto

16:43 - 07/01/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Nos últimos dias reacendeu-se a polémica do frio nas escolas portuguesas, devido às recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) em manter as janelas e portas das salas de aulas abertas, de forma a evitar a propagação do novo coronavírus.

Contudo, tal como o Notícias ao Minuto já explicou, a orientação n.º24/2020 da DGS não obriga a ter as janelas e portas sempre abertas e não proíbe a utilização de sistemas de ventilação e aquecimento das escolas.

No documento, disponível para consulta online, está claro que, em situações excecionais, como é o caso do frio que se faz sentir no nosso país, os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) podem ser utilizados durante a pandemia da Covid-19, desde que sejam cumpridas algumas regras, tal como, explicou a DGS, esta quarta-feira, na sua página de Facebook, “a limpeza e manutenção de acordo com as indicações do fabricante”.

Outras das regras que devem ser cumpridas, para segurança de todos, é o direcionado do ar. Este deve ser “para cima, de forma a não incidir diretamente sobre os ocupantes do espaço”.

Por fim, a DGS recomenda a “renovação frequente do ar, de forma a assegurar, sempre que possível, uma boa ventilação nos espaços”.

Leia Também: Alunos "com pés e mãos a doer" de frio nas escolas. O que diz a DGS?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório