Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Covid-19: Câmara de Ponta Delgada testou 803 funcionários

A Câmara de Ponta Delgada testou esta semana 803 funcionários à covid-19, um rastreio que visou ser "um contributo responsável para o esforço das autoridades locais e regionais na luta contra a propagação" da pandemia.

Covid-19: Câmara de Ponta Delgada testou 803 funcionários
Notícias ao Minuto

15:39 - 07/01/21 por Lusa

País Açores

Numa nota enviada às redações, a autarquia de São Miguel adianta que os testes foram realizados entre segunda e quarta-feira "à generalidade dos seus funcionários e colaboradores", incluindo "os funcionários dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS)".

"Dos 803 testes realizados nestes três dias, 801 foram negativos e dois foram inconclusivos", pelo que foram encaminhados para as autoridades de saúde para verificação através de um teste PCR de despiste ao SARS-CoV-2, acrescenta o município, informando que os testes foram realizados por enfermeiros.

A câmara sublinha que esta medida de rastreio da autarquia foi programada para "o período pós-Natal e Ano Novo", justificando que, "apesar das restrições vividas este ano", devido à pandemia, "as duas festividades são tradicionalmente passadas em convívios familiares e de amigos, aumentando o risco de contágios".

"O rastreio é um contributo responsável para o esforço das autoridades locais e regionais na luta contra a propagação da covid-19, procurando, deste modo, contribuir para a salvaguarda da saúde e o bem-estar dos funcionários, colaboradores e famílias", reforça a autarquia micaelense.

Os Açores têm atualmente 564 casos positivos ativos de infeção, dos quais 519 na ilha de São Miguel, 39 na ilha Terceira, três na ilha das Flores e três na ilha do Faial.

O Governo dos Açores vai implementar, a partir de sexta-feira, novas medidas de contenção da covid-19 na ilha de São Miguel, como limitação de ajuntamentos, recolher obrigatório, limitação de horário de restaurantes e lojas, e encerramento de escolas.

Uma das medidas anunciadas hoje pelo secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, é "a limitação de ajuntamentos na via pública a mais de quatro pessoas, desde que não façam parte do mesmo agregado familiar".

Será ainda obrigatório o "encerramento de cafés e restaurantes às 15:00, mantendo a atividade para serviço ao domicílio ou 'take-away'", e "a implementação do ensino à distância para todos os estabelecimentos de ensino e todos os níveis de ensino".

Numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo, Clélio Meneses anunciou também a "proibição de circulação entre as 23:00 e as 05:00 nos dias de semana e a partir das 15:00 ao fim de semana", e o "encerramento do comércio local e centros comerciais às 20:00".

Por outro lado, haverá "obrigatoriedade de teletrabalho, sempre que as funções e a atividade o permitam" para pessoas com mais de 60 anos ou que tenham determinadas patologias e, no caso de não ser possível, será obrigatório o "desfasamento de horário".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório