Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Covid-19. Amadora-Sintra ativa plano de catástrofe e está perto da rutura

Especialistas temem o aumento de casos de infeções e falam em cenário “impossível” para o SNS.

Covid-19. Amadora-Sintra ativa plano de catástrofe e está perto da rutura
Notícias ao Minuto

10:38 - 07/01/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A diretora do serviço de infecciologia do Hospital Amadora-Sintra, Patrícia Pacheco, revelou, na noite desta quarta-feira, na TVI24, que a unidade hospitalar ativou o plano de catástrofe e está perto da rutura devido ao aumento de internados, nas últimas semanas, tanto de doentes Covid, como não- Covid.

De acordo com a especialista este aumento levou o hospital a acionar o plano de catástrofe, abrindo uma nova enfermaria para doentes infetados com o novo coronavírus.

"Neste momento temos quatro enfermarias com capacidade para 120 doentes, que estão praticamente lotadas", explicou a médica Patrícia Pacheco.

Cenário semelhante acontece no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Também em estúdio, João Gouveia, médico intensivista desta unidade hospitalar disse que, com o expectável aumento de casos devido ao alívio das medidas sanitárias no Natal, é "impossível" responder às exigências que vão cair sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS). "Estamos praticamente sempre cheios, com uma, duas vagas", explicou.

O especialista aproveitou ainda para relembrar a importância da prática da higiene pessoal e do respeito pelas normas de saúde pública e apelou ao reforço da capacidade instalada.

Recorde-se que o Governo já ordenou a suspensão de todas as atividades não urgentes na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Portugal registou, esta quarta-feira, 10.027 novos casos de Covid-19, o maior aumento diário desde o início da pandemia. Além disso, em apenas 24h, 91 pessoas perderam a batalha contra o vírus e acabaram por morrer.

Leia Também: AO MINUTO: Nova Emergência apertará medidas?; OMS alerta para variante

Recomendados para si

;
Campo obrigatório