Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Funcionária de lar de idosos em Vila Franca do Campo testa positivo

Várias valências do lar de idosos do Senhor Bom Jesus da Pedra, em Vila Franca do Campo, estão encerradas, depois de uma funcionária desta estrutura ter testado positivo para a covid-19.

Funcionária de lar de idosos em Vila Franca do Campo testa positivo
Notícias ao Minuto

21:16 - 05/01/21 por Lusa

País Covid-19

De acordo com o comunicado enviado hoje pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, que gere a estrutura residencial, o caso foi detetado no âmbito de "um teste de rastreio periódico levado a cabo pela Delegação de Saúde de Vila Franca do Campo" e é, até ao momento, o único detetado naquele lar.

"Os idosos foram testados durante a tarde de hoje, apresentando-se negativos à covid-19, dando-nos, para já, a garantia de que se encontram bem", adianta a administração daquela Misericórdia.

Os testes de rastreio serão continuados nos próximos dias, "em articulação com a Delegação de Saúde de Vila Franca do Campo e com a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel".

Quanto aos funcionários, vários estão em isolamento profilático, "mesmo sabendo que testaram negativo no mesmo teste da funcionária que agora deu positivo", explica a administração.

Por ser necessário "afetar funcionários de outras valências do lar", a Santa Casa da Misericórdia mantém encerradas as valências da CDIJ (Centro de Desenvolvimento de Inclusão Juvenil) Pedra Segura, Centros de Atividades de Tempos Livres e do Centro de Atividades Ocupacionais.

Todos os funcionários do Centro Intergeracional de Ponta Garça e da Creche e Jardim-de-Infância "Os Cordeirinhos" mantêm-se em isolamento.

Hoje foi o primeiro dia da testagem maciça no concelho de Vila Franca do Campo e na freguesia de Rabo de Peixe, uma medida que foi anunciada pelo Governo Regional no domingo.

Segundo os dados fornecidos pela Autoridade Regional de Saúde, o concelho de Vila Franca do Campo tem, neste momento, 117 casos ativos, sendo que a maioria (44) estão na freguesia de Ponta Garça.

Depois de registar46 novos casos positivos de covid-19 e 92 recuperações nas últimas 24 horas, os Açores têm agora 436 casos ativos, dos quais 392 são em São Miguel, 35 na Terceira, quatro no Faial, dois em São Jorge, dois nas Flores e um no Pico.

Com 59 cadeias na ilha de São Miguel, oito na Terceira, uma em São Jorge e uma no Faial, os Açores contam 69 cadeias ativas de transmissão da doença causada pelo novo coronavírus.

Em relação aos internamentos, há 20 pessoas internadas no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada (duas em Unidade de Cuidados Intensivos - UCI) e três no Hospital de Santo Espírito em Angra do Heroísmo, na Terceira (duas das quais em UCI).

Foram detetados até hoje no arquipélago 2.173 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 22 óbitos e 1.621 recuperações.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.854.305 mortos resultantes de mais de 85 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.286 pessoas dos 436.579 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: OMS recomenda atraso de vacina. "Estamos a ganhar a luta"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório