Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Criação de quadro de oficiais na GNR uma "decisão histórica", diz Cabrita

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, considerou histórica a decisão de dotar a GNR de um quadro próprio de oficiais generais, pela primeira vez nos 110 anos da instituição.

Criação de quadro de oficiais na GNR uma "decisão histórica", diz Cabrita
Notícias ao Minuto

13:30 - 18/12/20 por Lusa

País GNR

Em Salvaterra de Magos onde hoje inaugurou o novo quartel da GNR, o ministro sublinhou "a decisão histórica" aprovada na quinta-feira em Conselho de Ministros, e dotando a GNR, "ao fim de 110 anos, de um quadro de oficiais generais próprios".

À margem da inauguração Eduardo Cabrita disse aos jornalistas que o decreto lei cria "funções que serão desempenhadas pelos futuros Brigadeiros-generais", os três coronéis que já frequentaram um curso e estão em condições de ser promovidos.

A medida, "interrompe um século em que todos os comandantes e oficiais superiores da guarda eram oriundos do exército", afirmou Eduardo Cabrita.

A relação com o exército "foi sempre muito importante" e é para manter, disse o ministro, mas o diploma vem agora"contribuir para a afirmação de um objetivo de longo prazo, de afirmação como forma de proximidade presente em cerca de 600 locais em todo o país".

Eduardo Cabrita sublinhou ainda, no discurso de inauguração do novo Posto de Salvaterra de Magos, "a relação de extrema proximidade" da GNR com as populações e a "participação ativa" desta força de segurança nas ações de combate à covid-19, nomeadamente o fecho das fronteiras com Espanha, em março desde ano.

O novo quartel da GNR de Salvaterra de Magos resultou de um investimento de quase um milhão de euros e tem um efetivo de 20 militares.

Leia Também: Botelho Miguel reúne as qualidades "para liderar a reforma" do SEF

Recomendados para si

;
Campo obrigatório