Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Caso SEF. Ministro Eduardo Cabrita ouvido terça-feira no Parlamento

Audição será realizada por videoconferência e surge a pedido do PSD. Foi aprovada por unanimidade.

Caso SEF. Ministro Eduardo Cabrita ouvido terça-feira no Parlamento
Notícias ao Minuto

12:17 - 10/12/20 por Notícias Ao Minuto

Política Caso SEF

O ministro Eduardo Cabrita vai ser ouvido no Parlamento, na próxima terça-feira, devido ao Caso SEF, avança a RTP3. A audição será por videoconferência e surge após um pedido do PSD que deu entrada na semana passada e que foi aprovado por unanimidade.

De lembrar que, esta quinta-feira, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Administração Interna publicou uma nota em que sublinha que "a defesa intransigente dos Direitos Humanos é a razão de ser do Ministério da Administração Interna em todas as suas dimensões" e onde Eduardo Cabrita "reitera o seu total empenho no apuramento de toda a verdade e das consequentes responsabilidades criminais e disciplinares relativamente aos graves factos ocorridos"

A morte de Ihor Homenyuk, um cidadão ucraniano, enquanto estava à guarda do Estado Português nas instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no Aeroporto Humberto Delgado, levou ontem à saída da Diretora do SEF, Cristina Gatões.

Já em entrevista à SIC Notícias, a viúva assumiu que não quer nada do país onde o marido morreu e que nunca pensou que, "num país europeu, uma coisa destas pudesse acontecer. Na Europa, os direitos humanos estão acima de tudo". 

Oksana Homenyuk acrescentou que o facto de a morte ter acontecido num aeroporto, um local tão movimentado, a deixa perplexa: "Tantas pessoas viram-no. Tantas pessoas sabiam o que estava a acontecer e ninguém ajudou. Ainda hoje não consigo entender como é que isto pode ter acontecido".

Segundo o Ministério Público, as agressões cometidas pelos inspetores do SEF, que agiram em comunhão de esforços e intentos, provocaram a Ihor Homenyuk "diversas lesões traumáticas que foram causa direta" da sua morte.

[Última atualização às 12h26]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório