Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

'Aqui há Gato'. Programa permitiu esterilizar mais de mil gatos em Loures

Iniciativa municipal já está no segundo ano de atividade.

'Aqui há Gato'. Programa permitiu esterilizar mais de mil gatos em Loures
Notícias ao Minuto

11:26 - 24/11/20 por Notícias Ao Minuto

País Animais

'Aqui há Gato!' é o nome do programa municipal em Loures que se encontra no segundo ano de atividade e já permitiu a esterilização de mais de mil animais desta espécie. Ao todo, foram tratados 1.054 gatos, número que, de acordo com a autarquia, "corresponde a mais de um terço dos animais recenseados nas 314 colónias identificadas no concelho".

No âmbito deste programa de Captura, Esterilização e Devolução (CED), estão "recenseados 2980 gatos assilvestrados" e, das mais de três centenas de colónias identificadas, "há 187 que têm cuidadores voluntários, com termos de colaboração celebrados com o município".

Além das esterilizações e do controlo sanitário, o acompanhamento das colónias "tem permitido o resgate precoce de jovens crias, encaminhadas para adoção", frisa ainda a mara Municipal de Loures numa nota.

"O programa 'Aqui há gato!' tem procurado, para lá de contribuir para controlar as populações de gatos silvestres e assilvestrados e para promover o seu bem-estar, dar resposta às questões de salubridade e limpeza que, muitas vezes, se colocam nas colónias que existem em espaço urbano", indica também.

Por fim, a autarquia lança um apelo: "Se é cuidador de uma colónia que ainda não está registada, contacte a Divisão de Serviços Veterinários da Câmara Municipal de Loures".

Leia Também: Conhece o Korat? Estas são as raças de gatos mais pequenas do mundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório