Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Coronavírus "vai ser domesticado" e as pessoas vão habituar-se a ele

O antigo diretor-geral da Saúde Constantino Sakellarides afirmou hoje que o coronavírus da covid-19, tal como o vírus da gripe, "vai ser domesticado" e as pessoas vão habituar-se aos seus malefícios.

Coronavírus "vai ser domesticado" e as pessoas vão habituar-se a ele
Notícias ao Minuto

21:09 - 12/11/20 por Lusa

País Covid-19

"Todos os anos temos gripe sazonal, aceitamos pacificamente. O coronavírus vai ser domesticado como o vírus da gripe. Vamos habituarmo-nos aos seus malefícios", disse Constantino Sakellarides numa videoconferência sobre a covid-19 copromovida pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Segundo Constantino Sakellarides, que falava na sessão "Covid-19: O Regresso da Peste?", a gripe mata todos os anos, "sem grande reação", surgindo com "o aviso" para "vacinar os mais suscetíveis", como os idosos.

O especialista em saúde pública realçou que, em comum, as "pestes" da covid-19, da gripe, das crises financeira e climática conduzem à "normalização do sofrimento", atingem os "mais vulneráveis" e provocam mortes.

A sessão "Covid-19: O Regresso da Peste?", hoje realizada, foi a primeira de seis previstas até 17 de dezembro no ciclo de conferências "Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia", promovido pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Centro de Investigação de Direito Europeu, Económico, Financeiro e Fiscal e pela Cátedra Jean Monnet.

A pandemia da covid-19 já provocou pelo menos 1.285.160 mortos em mais de 52,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.181 pessoas dos 198.011 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A covid-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e que se disseminou rapidamente pelo mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório