Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Misericórdia de Ponte de Lima testa segundo lar após infeção em utente

Um utente de um lar da Misericórdia de Ponte de Lima testou hoje positivo à covid-19, sendo que, na quarta-feira, a Santa Casa «vai realizar testes a todos os idosos e funcionários, disse à Lusa o provedor.

Misericórdia de Ponte de Lima testa segundo lar após infeção em utente
Notícias ao Minuto

20:08 - 10/11/20 por Lusa

País Ponte de Lima

Contactado pela agência Lusa, Alípio de Matos explicou que "hoje de manhã foram detetados sintomas ligeiros em quatro utentes da Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) Cónego Correia, que poderiam ser associados à COVID-19".

"Em articulação com o médico do Centro de Saúde de Ponte de Lima, foram realizados os respetivos testes de deteção da SARS-CoV-2. Dos quatro utentes testados, três tiveram resultado negativo e um utente apresentou resultado positivo de pesquisa para SARS-CoV-2".

Na quarta-feira "será efetuada a testagem a todos os utentes e colaboradores da ERPI Cónego Correia".

Aquela estrutura que acolhe 91 utentes e tem mais de 40 funcionários.

Além da ERPI Cónego Correia, a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima detém outro lar, no centro da vila. Do total de 45 utentes, 32 estão infetados. Dos 38 trabalhadores, seis contrariam o vírus.

Na segunda-feira, o provedor confirmou a morte de uma utente de 92 anos, infetada por SARS-CoV-2.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.263.890 mortos em mais de 50,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.021 pessoas dos 187.237 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório