Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com frases racistas

Universidade Católica revelou ter já "procedido a uma denúncia junto do Ministério Público".

Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com frases racistas
Notícias ao Minuto

15:59 - 30/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Racismo

Esta sexta-feira, a Universidade Católica, o ISCTE e algumas escolas da cidade de Lisboa, como a Secundária da Portela, 'acordaram' com frases racistas inscritas nas fachadas. "Viva a Europa branca", "Fora com os pretos", "Portugal é branco" e "Por uma faculdade branca" foram algumas das mensagens escritas. 

Em comunicado, assinado pela reitora Isabel Capeloa Gil, a Universidade Católica referiu ter sido "hoje alvo de uma ação de vandalismo com dizeres discriminatórios, cometida por desconhecidos, nas suas instalações em Lisboa."

O estabelecimento de Ensino Superior "rejeita este ato" que, acrescenta, "atenta contra os princípios basilares do que a universidade enquanto espaço de abertura e diálogo representa e reafirma que continuará, firmemente, a desenvolver a sua ação educativa assente no respeito pela dignidade da pessoa, nos valores da liberdade e do diálogo, rejeitando qualquer forma de discriminação social, de raça ou sexo, e pugnando sempre pela inclusão e coesão sociais em prol do bem comum da sociedade"

Devido ao "conteúdo dos dizeres" - e tratando-se de um crime público - a Universidade revelou ter "procedido a uma denúncia junto do Ministério Público". 

Já durante a tarde, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o secretário de Estado, João Costa, defenderam que as mensagens racistas que hoje apareceram em algumas escolas e universidades são "um nojo", tendo sido escritas por "tristes".

Nas redes sociais foram divulgadas imagens do sucedido, mostrando os estabelecimentos de ensino alvo das expressões de ódio. Pode ver algumas destas em baixo: 

[Notícia atualizada às 21h28]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório