Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19: Brigadas da Segurança Social intervieram em 40 surtos em lares

As equipas de intervenção rápida criadas pela Segurança Social para reforçar os meios humanos dos lares, em casos de surtos, já atuaram em 40 casos, disse hoje a ministra da tutela.

Covid-19: Brigadas da Segurança Social intervieram em 40 surtos em lares
Notícias ao Minuto

18:42 - 23/10/20 por Lusa

País Ana Mendes Godinho

As brigadas de intervenção rápida são constituídas por cerca de 410 profissionais e atuaram em 40 situações, disse à agência Lusa Ana Mendes Godinho, à margem de uma ação de sensibilização do Exército num lar da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, no distrito de Lisboa.

A ministra frisou que são brigadas de intervenção rápida para responder a surtos quando há incapacidade de resposta [dos lares] por falta de recursos humanos".

Questionada sobre se tem havido reforço dessas equipas em alguns distritos, a ministra da Solidariedade e Segurança Social respondeu que "a avaliação é permanente em função das necessidades e das diferentes situações no país" e é feita em conjunto com a Cruz Vermelha Portuguesa.

As Forças Armadas realizaram até hoje 364 ações de sensibilização dirigidas a funcionários de lares para prevenção e combate à covid-19 e vão percorrer todas as estruturas residenciais para idosos, garantiu hoje em Torres Vedras o ministro da Defesa.

"Houve situações em que não se aplicaram as boas normas de utilização e houve surtos. Portanto, estamos a contribuir para que os riscos sejam conhecidos e que se façam ações precoces para evitar surtos nos lares", frisou o governante.

Trata-se de ações presenciais de sensibilização e demonstração sobre boas práticas relacionadas com cuidados gerais, pessoais e na instituição a adotar, utilização de equipamentos de proteção individual, limpezas e desinfeções e circuitos a implementar, com o objetivo de contribuírem para a segurança de auxiliares, utentes e funcionários.

O ministro explicou que as ações de sensibilização são complementadas com formação "online".

Até hoje, foram realizadas 364 ações de sensibilização nas estruturas residenciais de apoio a idosos, em conjunto com o Ministério da Solidariedade e Segurança Social, de acordo com dados fornecidos à Lusa pelo Ministério da Defesa Nacional.

As ações contam com a participação de especialistas de saúde militar multidisciplinares, desde médicos, enfermeiros e farmacêuticos, estando constituídas cerca de 130 equipas do Exército, cinco da Marinha e quatro da Força Aérea.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 41,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.276 pessoas dos 112.440 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório