Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Espanhol surpreendido com preço das máscaras em Portugal. "Puro negócio"

Cidadão espanhol comprou máscaras num supermercado português 11 vezes mais baratas do que em Espanha.

Espanhol surpreendido com preço das máscaras em Portugal. "Puro negócio"
Notícias ao Minuto

18:21 - 20/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Um cidadão de nacionalidade espanhola, que viajou até Portugal, ficou surpreendido com o preço das máscaras cirúrgicas à venda no nosso país.

No Twitter, o homem publicou um vídeo onde garante que comprou dez caixas de 20 máscaras, num supermercado nacional, por 17.40 euros, ou seja, segundo ele, 11 vezes mais baratas do que em Espanha.

“Senhores políticos assim não se luta contra o vírus, isto é especulação, é negócio puro. Esta gente também paga impostos, também paga IVA, também paga exportação. Esta é a prova que Portugal está a lidar bem melhor com o vírus que nós”, ouve-se o espanhol dizer no vídeo, que já se tornou viral nas redes sociais, devido à enorme diferença de preços.

Recorde-se que, em Portugal, o IVA das máscaras e do gel baixou para 6% em maio, enquanto que em Espanha, a Comissão Nacional de Preços de Medicamentos fixou, em abril, o preço máximo de cada máscara a 0,96 euros, já com IVA incluído.

A governante justificou a opção espanhola com uma Diretiva Europeia que diz ser "clara" quanto à proibição de reduzir o IVA sobre as máscaras. No entanto, tal como informa a ABC, em abril, a Comissão Europeia garantiu em comunicado que não iria sancionar os países que baixassem este imposto, no contexto da pandemia.

María Jesús Montero reiterou ainda que a maneira mais rápida de garantir o fornecimento de máscaras para toda a população é reduzir o preço máximo por unidade e não baixando o IVA das mesmas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório