Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Governo prorroga até 31 de março a 'validação' de documentos expirados

A medida foi aprovada esta quarta-feira em Conselho de Ministros e abrange vários documentos, como o Cartão do Cidadão ou a carta de condução.

Governo prorroga até 31 de março a 'validação' de documentos expirados
Notícias ao Minuto

15:04 - 14/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Conselho Ministros

O Governo informa, esta quarta-feira, que aprovou "o decreto-Lei que altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença Covid-19".

Neste sentido, é prorrogada "até 31 de março de 2021" a "atendibilidade dos documentos expirados". A medida abrange documentos como o "Cartão do Cidadão, certidões e certificados emitidos pelos serviços de registos e da identificação civil, carta de condução, documentos e vistos relativos à permanência em território nacional, bem como as licenças e autorizações", destaca o comunicado do Conselho de Ministros.

Outra das medidas excecionais aprovadas visa "a Simplificação do Sistema de Verificação de Incapacidades", mas também a "dispensa de licenciamento prévio pelo IMT para os veículos de transporte de doentes, estando estes autorizados a circular apenas com o certificado de vistoria de veículo".

Aprovada em sede de Conselho de Ministros foi também a "alteração do regime contraordenacional, no âmbito da situação de calamidade, contingência e alerta, clarificando os deveres e aumentando algumas coimas".

Recorde-se que perante a evolução "grave" da pandemia no país, o Governo aprovou em Conselho de Ministros oito medidas, elevando o estado de alerta para estado de calamidade, que entrará em vigor a partir da meia noite. 

Assim, determinou o Governo, os ajuntamentos ficam limitados a cinco pessoas, os casamentos e batizados  podem ter no máximo 50 pessoas, as multas a aplicar a pessoas coletivas serão agravadas e a fiscalização por parte das autoridades vai ser reforçada. O Governo vai ainda enviar uma proposta à Assembleia da República para tornar obrigatório o uso de máscaras na rua e a utilização da aplicação Stayway Covid em ambiente laboral e escolar. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório