Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Funcionários da Câmara de Óbidos em resguardo após contacto com ministro

O presidente e quatro funcionários da Câmara de Óbidos que, no sábado, participaram numa sessão com o ministro da Ciência e Tecnologia, são considerados contactos de baixo risco, mas vão manter-se resguardados por indicação das autoridades de saúde.

Funcionários da Câmara de Óbidos em resguardo após contacto com ministro
Notícias ao Minuto

16:58 - 12/10/20 por Lusa

País Covid-19

"Fomos todos considerados contactos de baixo risco, mas por uma questão de segurança, por indicação da delegada de saúde, vamos todos ficar resguardados durante alguns dias", disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques.

O autarca e quatro trabalhadores da Câmara de Óbidos participaram, no sábado, na apresentação da "Coleção Ciência & Conhecimento" numa sessão com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor.

No domingo, o gabinete do primeiro-ministro informou que Manuel Heitor testou positivo à covid-19.

Dos cinco elementos da Câmara que participaram na sessão, o presidente foi aquele que esteve mais perto do governante, sendo o único com indicação para ser testado "dentro de quatro ou cinco dias, para evitar que o teste resulte num falso negativo", explicou Humberto Marques.

Por determinação da delegada de saúde concelhia, Fátima Pais, todos os trabalhadores vão manter-se resguardados, "com reforço das medidas de higienização e distanciamento social", disse à agência Lusa um dos trabalhadores.

Na sessão, que decorreu ao ar livre, participaram cerca de 20 pessoas que se mantiveram sempre de máscara, com exceção do ministro que retirou a máscara no momento do discurso.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e setenta e sete mil mortos e mais de 37,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.094 pessoas dos 87.913 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório