Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Ministro Manuel Heitor infetado com o novo coronavírus. Governo testado

Todos os membros do Governo que participaram na reunião do Conselho de Ministros da passada quinta-feira estão a ser testados, sendo que alguns já conhecerão os resultados e terão testado negativo.

Ministro Manuel Heitor infetado com o novo coronavírus. Governo testado
Notícias ao Minuto

23:58 - 11/10/20 por Melissa Lopes

País Covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor está infetado com o novo coronavírus, confirmou o gabinete do primeiro-ministro esta madrugada, depois de a Rádio Renascença ter avançado com a informação de que havia um governante com Covid-19. 

"Ontem [sábado] ao fim da tarde, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi informado que testou positivo à Covid-19. Não tem sintomas e encontra-se em confinamento domiciliário", lê-se na nota do Governo enviada às redações

Em consequência, "todos os membros do Governo que participaram na reunião do Conselho de Ministros da passada quinta-feira estão a ser testados", incluindo os que não tiveram um contacto próximo com Manuel Heitor. 

Os resultados dos testes, acrescenta ainda o gabinete de António Costa, serão conhecidos até ao início da manhã e posteriormente divulgados. Segundo o Observador, alguns ministros já tiveram, inclusive, acesso aos mesmos e terão testado negativo.

Na quarta-feira, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior foi ouvido no Parlamento, mas participou na audição por Skype, porque no fim de semana anterior tinha estado em contacto com um elemento da Universidade de Aveiro que testou positivo à infeção com o novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19.

O Jornal de Notícias apurou junto de fonte próxima do Governo que a comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, que anunciou no sábado ter também testado positivo, terá estado reunida com Manuel Heitor, mas não indica em que data.

No domingo dia 4 de outubro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior esteve presente, com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Siza Vieira, num encontro sobre ciência e inovação que decorreu em Lisboa.

Depois de ter estado, no dia 29 de setembro, no Conselho de Estado com António Lobo Xavier, que testou positivo, no dia 5 o Presidente da República indicou ter realizado três testes à Covid-19 nos dias que se seguiram àquela reunião, todos com resultado negativo.

Este é o primeiro caso de infeção pelo SARS-CoV-2 no seio do Governo. A situação está a motivar cancelamentos na agenda do Governo, como é o caso do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, que estaria esta segunda-feira de manhã presente no lançamento da segunda fase de remoção de resíduos em S. Pedro da Cova.

O Governo aprovou este domingo, por via eletrónica, a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2021, que entrega esta segunda-feira no Parlamento

[Notícia atualizada às 6h00 do dia 12/10]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório