Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Processo que acusa Duarte Lima de homicídio já chegou a Portugal

Duarte Lima foi acusado do homicídio de Rosalina Ribeiro há 10 anos.

Processo que acusa Duarte Lima de homicídio já chegou a Portugal
Notícias ao Minuto

18:24 - 07/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Justiça

A SIC Notícias avança, esta quarta-feira, que a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou ter recebido o processo que acusa o ex-político português Duarte Lima de homicídio de Rosalina Ribeiro foi recebido muito recentemente, cabendo agora à ministra da Justiça decidir se o pedido é admissível e depois enviá-lo ao tribunal competente para julgar o caso.

Duarte Lima, recorde-se, foi acusado há 10 anos no Brasil por ter sido o autor dos disparos que mataram, em 2009, Rosalina Ribeiro,  companheira do milionário português Tomé Feteira e antiga cliente do ex-político português.

Em janeiro de 2019, Duarte Lima foi absolvido pelo Tribunal Criminal de Lisboa no processo que o acusava de burla a Rosalina Ribeiro.

Foi o próprio Ministério Público (MP), que o tinha acusado de se ter apropriado indevidamente de cinco milhões de euros, que pediu a sua absolvição depois de o afilhado da viúva de Tomé Feteira ter alterado o depoimento dado durante a investigação.

Armando Carvalho garantiu, no decorrer da investigação, que Rosalina se queixara, várias vezes, do advogado, contudo, durante o julgamento afirmou que a madrinha nunca se havia queixado de nada. A informação da absolvição, na altura, divulgada pelo próprio Duarte Lima através de um comunicado enviado à agência Lusa.

De acordo com a investigação das autoridades brasileiras, estes cinco milhões teriam sido o móbil para Duarte Lima assassinar Rosalina Ribeiro, no Brasil, a 7 de dezembro de 2009

O antigo deputado do PSD, sublinhe-se, está a cumprir pena de prisão, desde abril de 2019, por burla e branqueamento de capitais no caso Homeland.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório