Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Circulação na totalidade da linha Azul restabelecida a partir das 23h

"Após vistoria", o Metropolitano de Lisboa afirma que "estão reunidas as condições técnicas e de segurança para a reposição da normal circulação na linha Azul".

Circulação na totalidade da linha Azul restabelecida a partir das 23h
Notícias ao Minuto

22:10 - 01/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Metro de Lisboa

O Metropolitano de Lisboa prevê restabelecer a circulação na totalidade da linha Azul a partir das 23 horas desta quinta-feira, revela a empresa em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. Recorde-se que o troço entre as estações das Laranjeiras e do Marquês de Pombal está interrompido desde o passado dia 29, pelas 14h30, na sequência da perfuração da abóbada do túnel entre as estações S. Sebastião e Praça de Espanha.

"O Metropolitano de Lisboa informa que, após vistoria do Metropolitano de Lisboa e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), estão reunidas as condições técnicas e de segurança para a reposição da normal circulação na linha Azul", indica o Metro, acrescentando que está "previsto o restabelecimento da circulação na totalidade da linha Azul a partir das 23 horas"

Após a perfuração no túnel, ocorrência que "teve origem num erro técnico na obra que decorre à superfície da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa", a empresa refere que mobilizou para o local, "de imediato", a sua "equipa técnica e o LNEC, tendo criado, em simultâneo, uma Comissão de Análise para apurar as condições em que se deu o incidente e encontrar uma solução que permitisse uma rápida reposição da circulação nas condições ideais de segurança". 

O Metropolitano de Lisboa aponta que abriu um inquérito, "com vista ao apuramento dos danos infligidos à superestrutura, infraestrutura e material circulante envolvido", bem como os "restantes prejuízos causados, direta e indiretamente, à empresa, pela reposição com a maior brevidade das condições necessárias ao normal funcionamento dos serviços de exploração".

Ainda no dia 29 tiveram início os "trabalhos preparatórios com vista à betonagem definitiva de reparação da abóbada do túnel", que começaram pelas 17 horas e ocorreram até às 20h. "Depois de reunidas as devidas condições foi retirada da cofragem provisória do interior do túnel."

Foram, também, sublinha o Metropolitano de Lisboa, "realizados os trabalhos de reposição das infraestruturas elétricas, telecomunicações, sinalização ferroviária e reparação dos danos causados na via férrea".

De recordar que, do desabamento, resultaram quatro feridos ligeiros. A linha azul liga as estações da Reboleira, no concelho da Amadora, e de Santa Apolónia, no concelho de Lisboa.

[Última atualização às 22h25]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório