O Santuário de Fátima deverá receber peregrinos nas próximas celebrações religiosas de 13 outubro.
De acordo com a RTP, foi publicado um vídeo por lapso na página da diocese de Leiria/Fátima que chamava a atenção dos fiéis para a celebração desse dia. Vídeo do Bispo D. António Marto que foi, entretanto, retirado da plataforma digital.
Ainda segundo a televisão pública, a mensagem não revelava a capacidade de lotação máxima, embora adiantasse que "existem limites para o acesso" ao Santuário.
Fonte da diocese adiantou apenas que haverá espaços delimitados para garantir que os peregrinos possam estar no recinto do Santuário sem desrespeitarem o distanciamento social recomendado. Atualmente, o Santuário já tem em vigor um plano de contingência que limita a ocupação do espaço ao máximo de um terço.
Recorde-se que o acesso ao Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, foi bloqueado, no passado dia 13 de setembro, quando o complexo religioso atingiu a lotação máxima permitida no contexto da pandemia. Os ajuntamentos verificados junto ao Santuário causaram polémica.
Entretanto, a diretora-geral da saúde, Graça Freitas, revelou que o Santuário, a Direção-Geral da Saúde e o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, já reuniram para encontrar soluções para o 13 de outubro que evitem a situação verifica nas últimas celebrações.