Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2020
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 19º

Edição

SIM diz que Urgências do Garcia de Orta estão em "risco de encerramento"

Sindicato garante que, em vez de cinco médicos especialistas por turno, na maioria dos dias estão escalados apenas dois.

SIM diz que Urgências do Garcia de Orta estão em "risco de encerramento"

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denuncia, esta segunda-feira que o Serviço de Urgência Geral do Hospital Garcia de Orta, em Almada, está em “sério risco de encerramento”.

Numa nota enviada ao Notícias ao Minuto, o SIM garante que, perante a pandemia da Covid-19, ficou demonstrado que o espaço do Garcia de Orta é “muito reduzido e de difícil ajuste”, que o número de médicos especialistas em medicina interna é “reduzido” e que o hospital perdeu “multidisciplinariedade na abordagem aos doentes” com a saída de outras especialidades.

O SIM denuncia ainda que devido ao “método e à prática” os profissionais de saúde da unidade hospitalar em questão estão a sofrer de “exaustão” e acusa o diretor clínico de “ausência de estratégia e de capacidade de ouvir as sugestões”.

De acordo com o mesmo comunicado, “esta realidade tem vindo a ser denunciada pelos Chefes de Equipa de Urgência, sobretudo, porque esta situação se reflete na diminuição da qualidade dos cuidados prestados e na falta de segurança para doentes, médicos e outros profissionais de saúde”.

O SIM conta ainda que, no dia 2 de setembro, “os médicos especialistas e internos de Medicina Interna, depois de ultrapassarem em muito o número de horas obrigatórias legalmente estipuladas, apresentaram a sua indisponibilidade para prestar mais trabalho suplementar como forma de protesto pelo agravamento das condições de segurança gerado pela reestruturação das equipas médicas de urgência imposta pela Direção Clínica”.

Segundo o SIM, para responder às necessidades da atual pandemia, são necessários, por turno, no mínimo cinco médicos especialistas (ou equiparados) e no Garcia de Orta, na maioria dos dias, as escalas apresentadas são constituídas, por apenas dois médicos especialistas.

Algo que, segundo o sindicato, se reflete na qualidade do trabalho médico e de saúde prestado à população.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório