Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

PJ detém suspeitos de "crimes violentos e muito graves" em Lisboa

Num dos assaltos, ocorrido em Cascais este mês, um idoso de 90 anos acabou por morrer depois de ter sido sequestrado e agredido.

PJ detém suspeitos de "crimes violentos e muito graves" em Lisboa
Notícias ao Minuto

12:41 - 28/09/20 por Melissa Lopes

País crimes

A Polícia Judiciária (PJ) informa esta segunda-feira que, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, localizou, identificou e deteve no último sábado três homens, de 48, 28 e 27 anos, "fortemente indiciados" pela prática de crimes de roubo agravado, sequestro, homicídio, recetação e detenção de arma proibida.

Num comunicado enviado às redações, a PJ refere que um dos detidos é "fortemente suspeito da autoria de vários roubos violentos em residências, visando sempre pessoas especialmente vulneráveis em razão da idade".

Os crimes em causa, adianta a Judiciária, foram praticados desde finais de 2019 até ao passado dia 23, em Algés, Oeiras, Cascais e Moscavide, tendo, em dois destes assaltos, contado com a participação de um coautor.

Um dos crimes mais recentes, ocorrido este mês em Cascais, dois dos detidos sequestraram um casal de idosos, tendo o homem, de 90 anos, acabado por morrer depois de ser agredido

Depois de cometidos os assaltos, o material roubado era entregue ao terceiro elemento, "o qual faz da recetação de objetos furtados o seu modo de vida habitual". 

No decorrer das diligências realizadas, a PJ apreendeu, entre outros bens, "uma elevada quantidade de objetos em ouro, numerário, produto estupefaciente e uma arma de fogo ilegal e devidamente municiada", lê-se no comunicado. 

A arma em causa, acrescenta a PJ, foi encontrada no interior de uma viatura utilizada por um dos detidos. Este usava um par de binóculos para "vigiar previamente os alvos" e tinha consigo no carro um aspirador em estado novo com o qual se apresentava à entrada das residências das vítimas, para que estas pensassem que de um vendedor se tratava, assim lhe entreabrindo as portas e facilitando a intrusão.

A autoridade realça que todos os autores têm antecedentes pela prática de crimes idênticos, sendo que um dos mesmos já esteve preso em país estrangeiro.

Os detidos vão ser presentes esta segunda-feira a primeiro interrogatório judicial, no qual serão sujeitos à aplicação das medidas de coação processuais adequadas. A Polícia Judiciária irá prosseguir a investigação, visando apurar a participação dos ora detidos em outros crimes.

Tendo em conta a gravidade dos crimes praticados pelos três homens, a PJ prestará esclarecimentos adicionais numa conferência de imprensa marcada para as 15h30 desta segunda-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório