Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Jovens querem que Marcelo se junte aos 'Líderes pela Natureza'

Um grupo de 16 jovens portugueses quer que o Presidente da República se junte aos mais de 45 chefes de Estado e de Governo que já apoiaram o compromisso dos 'Líderes pela Natureza'.

Jovens querem que Marcelo se junte aos 'Líderes pela Natureza'
Notícias ao Minuto

00:01 - 28/09/20 por Lusa

País Ambiente

Os jovens em questão fazem parte do Generation Earth Portugal (Geração Terra Portugal, em tradução livre), um projeto de formação de jovens líderes ambientais da Associação Natureza Portugal (ANP), em associação com o World Wildlife Fund (WWF).

Este apelo, feito num vídeo publicado na rede social Instagram, surge depois de mais de 45 governantes mundiais, "incluindo os líderes de cinco das maiores economias do mundo", terem assumido este repto, apresentado hoje, em Nova Iorque, pela WWF, "comprometendo-se com ação decisiva para reverter a perda de natureza e biodiversidade, para proteger a saúde humana e do planeta", informa a organização, em comunicado.

Ver esta publicação no Instagram

Uma crise global requer uma resposta global. Apenas unidos podemos enfrentar a emergência planetária. Na próxima semana, o @presidentemarcelo vai representar o país na Convenção das Nações Unidas sobre Biodiversidade. Ele tem a oportunidade de se alinhar com outros líderes mundiais e defender a urgência de se aumentar a eficácia das áreas protegidas existentes, o aumento destas áreas tanto em terra como no mar, a necessidade de garantir a gestão sustentável efetiva do nosso território e do nosso oceano, e a urgência de promover a transição para dietas sustentáveis e para um consumo responsável. Os jovens do @generationearthpt fizeram hoje também esse pedido ao nosso Presidente. Juntas a tua voz à deles? Assina o manifesto no link da bio do @generationearthpt #4nature4us #UNGA75 Reposted from @generationearthpt Esta é a nossa carta ao Sr Presidente. Queremos trazer a biodiversidade que afastamos, de volta a Portugal. Um futuro justo, verde e sustentável, onde tod@s se sintam bem-vindos. Este é o nosso sonho, e o teu qual é? Junta a tua à nossa voz: se tens um sonho, não tenhas medo de o dizer. Partilha o teu vídeo ou foto com a hashtag #srpresidente e ajuda-nos a chegar até ele. Assinado Generation Earth Portugal. #srpresidente #senhorpresidente #generationearthpt #generationearth #climatestrike #climatejustice #ForNature #cidadaosativos

Uma publicação partilhada por ANP|WWF Portugal (@wwfportugal) a 24 de Set, 2020 às 10:51 PDT

Marcelo Rebelo de Sousa é chamado a apoiar esta ação "e a levar as suas mensagens à Conferência das Nações Unidas pela Biodiversidade, que decorre a 30 de setembro", quarta-feira, dando "um sinal inequívoco de que é necessário aumentar a ambição no que toca à proteção e recuperação da biodiversidade global", explica o documento.

"É claro que não detemos o poder nem a influência necessária para conseguir a mudança de que precisamos. Pedimos então aos nossos governantes e, em particular, ao nosso Presidente, que nos deem ouvidos, que se comprometam a travar esta perda de natureza e que nos ajudem no caminho a recuperar", defendem estes jovens.

No vídeo difundido nas redes sociais, as jovens pedem, entre outras coisas, uma gestão estratégica das zonas protegidas, a diminuição do desperdício alimentar e material, um plano agrícola em harmonia com a natureza e o fim da poluição fluvial.

As ambientalistas questionam qual o sonho de Marcelo Rebelo de Sousa, revelando que o seu é que "as vontades passadas, motivadas por uma geração presente, ecoem no seu futuro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório