Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Sindicato: ARS Algarve quer "contratar médicos sem formação especifica"

Médicos da Zona Sul consideram que tal ocorre para "esconder a política de desinvestimento no SNS".

Sindicato: ARS Algarve quer "contratar médicos sem formação especifica"
Notícias ao Minuto

09:58 - 25/09/20 por Notícias Ao Minuto

País Sindicato

A "Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve pretende contratar médicos sem formação especifica para esconder a política de desinvestimento no SNS". Esta é a posição que o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) defende numa nota esta sexta-feira enviada e a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

A organização afirma que a ARS do Algarve "publicou, no passado dia 4 de setembro, um aviso para recrutamento de nove médicos não especialistas para o desempenho de funções na área de Saúde Pública", sendo que o contrato de trabalho terá uma "duração de quatro meses e uma remuneração de 1.859 euros mensais ilíquidos", cerca de 1.200 euros líquidos.

Para o SMZS, trata-se de uma "prova de uma deliberada intenção governamental para criar uma classe de médicos sem acesso a formação especializada e assim precarizar o trabalho médico, com graves repercussões a nível da qualidade dos cuidados prestados". Defende ainda que "este tipo de contratação corresponde a uma completa subversão dos princípios da profissão médica".

"A crónica carência de recursos humanos, fruto de anos de desinvestimento, foi agudizada pelo atual contexto pandémico e é urgente o reforço das equipas", mas o SMZS "não aceita que o Ministério da Saúde use a pandemia de Covid-19 para legitimar uma política de contratação de recursos humanos médicos deliberadamente prejudicial à saúde dos portugueses".

E faz duas exigências: "Que este tipo de 'concursos de recrutamento' seja de imediato abolido e que sejam garantidas as condições para que todos os médicos tenham acesso à formação especializada" e que a "Ministra da Saúde se digne a receber os sindicatos médicos para verdadeiras negociações". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório