Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2020
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Edição

Açores com mais seis novos casos, incluindo o primeiro em Santa Maria

Os Açores registaram nas últimas 24 horas seis novos casos positivos de covid-19, um dos quais em Santa Maria, o primeiro registado naquela ilha, enquanto os outros foram diagnosticados em São Miguel (um), Pico (um) e Graciosa (três).

Açores com mais seis novos casos, incluindo o primeiro em Santa Maria

A informação é avançada no comunicado diário da Autoridade de Saúde Regional, informando que foram realizadas "1.385 análises nos dois laboratórios de referência da região", localizados nas ilhas de São Miguel e Terceira, entre quarta-feira e hoje.

O caso detetado na ilha de Santa Maria reporta-se a uma mulher, com 30 anos, que "desembarcou na região proveniente de ligação aérea com o território continental" e que "realizou teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 antes do embarque com resultado negativo". Foi diagnosticada com covid-19 no teste de despiste efetuado após o sexto dia.

Quanto ao doente diagnosticado na ilha de São Miguel, trata-se de uma mulher, com 66 anos, "contacto próximo de alto risco de um dos casos positivos recentemente diagnosticados".

O caso diagnosticado na ilha do Pico é de um bebé com "10 meses de idade, filho de um dos casos positivos recentemente detetado, e que frequenta uma creche", pelo que a Autoridade de Saúde Concelhia determinou "o isolamento profilático e testagem das crianças pertencentes à mesma turma, bem como dos funcionários do estabelecimento".

Já os três casos diagnosticados na ilha Graciosa reportam-se a duas menores, com 3 e 14 anos, e a um homem com 47 anos, pertencentes a um agregado familiar que já regista um caso positivo de covid-19, acrescenta o comunicado, sublinhando que "foi determinado isolamento profilático a estes últimos cinco casos desde a sua identificação como contactos próximos de alto risco".

Todos os casos diagnosticados apresentam, de acordo com a Autoridade de Saúde dos Açores, "situação clínica estável e foram já diligenciados, pelas Delegações de Saúde Concelhias, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos, bem como todos os inerentes ao aprofundamento da investigação epidemiológica".

Até ao momento, foram detetados no arquipélago 288 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente 66 casos positivos ativos, dos quais 46 em São Miguel, nove na Terceira, seis no Pico, quatro na Graciosa e um em Santa Maria.

Desde o início da pandemia ocorreram 16 mortes relacionadas com a covid-19, todas em São Miguel.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 978.448 mortos e quase 32 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.931 pessoas dos 71.156 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório