Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Ciclone Alpha a caminho. Aviso em Leiria e Coimbra elevado para 'Laranja'

Segundo as projeções, "após a entrada em terra, este deverá perder rapidamente intensidade".

Ciclone Alpha a caminho. Aviso em Leiria e Coimbra elevado para 'Laranja'
Notícias ao Minuto

19:12 - 18/09/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Mau tempo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou, através de um comunicado publicado na tarde desta sexta-feira, que "a depressão centrada junto à costa do distrito de Leiria, ganhou características subtropicais durante a tarde, revelando uma estrutura organizada nas imagens de satélite".

O National Hurricane Center (NHC), dos Estados Unidos, contactou o IPMA de modo a "ser feita uma avaliação conjunta da situação", tendo-se optado por "nomear o ciclone" de Alpha. Segundo as projeções, "após a entrada em terra, este deverá perder rapidamente intensidade".

Ainda de acordo com a nota, "com a aproximação da depressão à costa foi possível monitorizar o ciclone com o auxílio do sistema de radar, sendo possível identificar ventos de intensidade muito elevada em altitude, mas relativamente próximo da superfície".

Neste seguimento, "foi decidido elevar o nível de aviso para laranja os avisos de vento, precipitação e trovoada nos distritos diretamente afetados, Leiria e Coimbra", até às 23h59.

O IPMA aconselha ainda a que os portugueses acompanhem as previsões e avisos que serão disponibilizados na página oficial, que pode consultar aqui

Recorde-se que as autoridades registaram entre as 00h00 e as 13h00 de hoje, em Portugal Continental, 162 ocorrências originadas pelo mau tempo, tendo sido o distrito de Lisboa o que teve mais casos, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera explicou também, já durante a tarde, que os fenómenos meteorológicos ocorridos de manhã em Beja e Palmela aconteceram devido a "células convectivas desorganizadas", supercélulas, que podem originar a formação de tornados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório