Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Grávida e criança entre os migrantes que desembarcaram em Faro

Ação da GNR e da Polícia Marítima levou à interceção de 28 pessoas, alegadamente provenientes de Marrocos, que chegaram a Portugal numa embarcação com cerca de sete metros.

Grávida e criança entre os migrantes que desembarcaram em Faro
Notícias ao Minuto

17:13 - 15/09/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Migrantes

A Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia Marítima detetaram e intercetaram, esta terça-feira, 28 migrantes que se encontravam a desembarcar no areal da Ilha Deserta, em Faro. Destes, "24 são homens, três são mulheres, uma delas grávida, e uma criança", avança a GNR em comunicado enviado às redações

Segundo o comandante da Zona Marítima do Sul em declarações à Lusa, o grupo, alegadamente proveniente de Marrocos, estava às 16h30 "em trânsito para o cais comercial de Faro a bordo de embarcações da Polícia Marítima e da GNR".

Quando chegar a terra, o grupo seguirá de autocarro para a Base de Apoio Logístico de Quarteira, onde será sujeito à realização de testes de despiste à Covid-19, prevendo-se que seja depois entregue ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, acrescentou Fernando Rocha Pacheco.

O desembarque foi comunicado às autoridades via 112 por pessoas que se encontravam na praia, naquela ilha, que não possui habitantes e apenas tem um restaurante e um apoio de praia. No local estiveram pelo menos 18 elementos da Polícia Marítima, apoiados por quatro embarcações e outros meios.

A embarcação em que os 28 migrantes chegaram à ilha tem cerca de sete metros e é semelhante às usadas nos outros desembarques ilegais registados na região desde dezembro. Este é o sexto desembarque ilegal na costa algarvia envolvendo migrantes do Norte de África

O último caso envolvendo um desembarque de migrantes na costa algarvia ocorreu em julho, quando um grupo de 21 homens, alegadamente marroquinos, desembarcaram na Ilha do Farol, também no concelho de Faro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório