Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Autoridades "já conseguiram reunir 28 migrantes" desembarcados em Faro

Comandante Rocha Pacheco, da Polícia Marítima, deu mais detalhes sobre a ocorrência do início desta tarde ao telefone na antena da RTP3. O responsável destacou que ainda não é possível avançar as idades dos migrantes.

Autoridades "já conseguiram reunir 28 migrantes" desembarcados em Faro
Notícias ao Minuto

15:29 - 15/09/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Migrantes

Um grupo de migrantes está a ser procurado pelas autoridades na ilha Deserta, em Faro, depois de se ter colocado em fuga após desembarcarem naquele local, ao início da tarde. Sobre este assunto, o comandante Rocha Pacheco, da Polícia Marítima, avançou, em declarações à RTP3, que "cerca das 13h30" a autoridade "recebeu a informação de que estaria a haver um desembarque de migrantes" naquela zona, tendo sido empenhados diversos meios para a ocorrência. 

A Polícia Marítima "já intercetou a embarcação, que estava abandonada", avançou ainda o comandante, acrescentando que "iniciou buscas para tentar reunir os migrantes" que, de acordo com a informação existente, "seriam em número elevado - entre 20 a 30". 

Neste momento, a referida autoridade em conjunto com a GNR "já conseguiram reunir 28", sendo que as buscas prosseguem para "tentar identificar mais algum ainda na ilha".

Sendo que se trata de uma ilha, destacou Rocha Pacheco, "não têm hipótese de saída sem ser por meios náuticos" e "estamos em crer que os vamos conseguir reunir a todos". Não é ainda possível avançar as idades dos migrantes, mas "não há indícios de que alguém tenha problemas de saúde". 

Recorde-se que o desembarque foi comunicado às autoridades via 112 por pessoas que se encontravam na praia, naquela ilha, que não possui habitantes e apenas tem um restaurante e um apoio de praia. 

O último caso envolvendo um desembarque de migrantes na costa algarvia ocorreu em julho, quando um grupo de 21 homens, alegadamente marroquinos, desembarcaram na Ilha do Farol, também no concelho de Faro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório