Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Deflagra fogos em Ponte da Barca para caçar javalis. PJ detém suspeito

Detenção por incêndio florestal no concelho de Ponte da Barca

Deflagra fogos em Ponte da Barca para caçar javalis. PJ detém suspeito
Notícias ao Minuto

12:22 - 09/09/20 por Noticias ao Minuto

País Fogo posto

Um homem, de 48 anos, foi detido, ontem, pela Polícia Judiciária (PJ) em Braga por suspeitas de ter sido o autor de dois incêndios florestais, ocorridos no passado dia 3 de setembro, em Ponte da Barca.

De acordo com um comunicado enviado esta quarta-feira às redações, a autoridade adianta que os incêndios foram "ateados voluntariamente com recurso a chama direta, após a colocação de armadilhas para javalis". Ao que foi apurado, a intenção era que estes animais fugissem das chamas e que ficassem "presos nos laços colocados nas proximidades".

"As diligências subsequentes realizadas por esta Polícia permitiram a recolha de substanciais elementos de prova, que conduziram à detenção", é garantindo. 

Ainda segundo a PJ, em consequência de um dos incêndios, "arderam cerca de cinco hectares de floresta e terreno inculto" e no outro foram destruídos "cerca de dez hectares". Se os fogos não tivessem sido rapidamente combatidos pelos bombeiros e populares, sublinha a autoridade, as chamas ter-se-iam propagado a "uma área adjacente coberta por um vasto manto vegetal composto por espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas", colocando em "perigo real e concreto" as populações ali residentes e o ambiente. 

O detido será agora presente à autoridade judiciária competente para realização de primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação tidas por adequadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório