A Fundação Oceano Azul e várias organizações portuguesas, dedicadas ao combate do lixo marinho, vão assinalar o Dia Internacional de Limpeza Costeira, que se celebra a 19 de setembro, com ações de limpeza, um pouco por todo o pais, durante uma semana.
O desafio, de acordo com a organização, é mobilizar, “de norte a sul do país e nas regiões autónomas”, a sociedade civil e o público em geral para o problema do lixo marinho e para a necessidade de maior proteção do oceano.
Esta não é a primeira vez que a Fundação Oceano Azul organiza ações de limpeza costeira, mas é a primeira vez que, em parceria com o projeto ‘Quando +1=-1’, têm centros de mergulho a participar na iniciativa de recolhas subaquáticas.
Em 2019, em 64 ações de limpeza costeira, que contaram com mais de 2.300 voluntários e 100 organizações, foram recolhidas 13 toneladas de lixo marinho de 80 km da costa portuguesa.
Este ano, as ações vão decorrer entre os dias 19 e 27 de setembro. As organizações que pretendam aderir à iniciativa podem registar as sua ações de limpeza no site da Fundação Oceano Azul, onde também os cidadãos encontram a informação necessária para se juntarem à recolha.