Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Após chumbo, Católica recebe aprovação do curso de Medicina

Anúncio foi feito pela reitora da universidade privada no Twitter.

Após chumbo, Católica recebe aprovação do curso de Medicina
Notícias ao Minuto

07:49 - 02/09/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Medicina

A reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, anunciou no Twitter, na noite de terça-feira, que o curso de Medicina da instituição privada de ensino superior foi aprovado.

“Curso de Medicina da Universidade Católica acaba de ser acreditado pela A3ES. Um grande dia para o Ensino Superior e para o sistema científico nacional”, escreveu.

Entretanto, a informação foi confirmada à Lusa pelo gabinete de comunicação da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Para a reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, a decisão agora conhecida "robustece o sistema de Ensino Superior, permitindo que mais jovens se possam formar em Portugal e garantindo a supervisão da qualidade daqueles que praticam medicina no nosso país."

Termina assim um processo iniciado há quase dois anos. A Católica apresentou um pedido inicial de acreditação em outubro de 2018, tendo esperado mais de um ano pela decisão da A3ES.

Em dezembro do ano passado, o Conselho de Administração da A3ES "chumbou" a acreditação do curso, tendo acatado os dois pareceres negativos que recebeu: um da Ordem dos Médicos e outro da comissão de avaliação de peritos nomeada pela agência.

Entre as falhas apontadas nos dois pareceres negativos estavam questões pedagógicas, a discordância da Ordem dos Médicos em relação a uma disciplina e ao tempo insuficiente de contacto com a prática clínica, em hospitais, de acordo com a proposta inicial entregue.

Foi ainda considerada a sobreposição de oferta, uma vez que a abertura do curso representaria uma terceira formação em Medicina na região de Lisboa, e o facto de "parte do pessoal docente da nova faculdade ser retirada da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa".

UCP decidido então apresentar uma nova proposta para acreditação do curso de Medicina, que foi agora aceite.

Segundo o gabinete de comunicação da Católica, este curso de medicina, que envolve uma parceria com a Universidade de Maastricht e o Grupo Luz Saúde, "distingue-se dos currículos tradicionais por ter uma abordagem mais prática e integrada desde os primeiros anos".

Com a aprovação agora dada, a Católica pode assim tornar-se a primeira universidade privada portuguesa a ter curso de Medicina.

[Notícia atualizada às 13h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório