Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Tocou numa Medusa Velella Velella? Eis os cuidados que deve ter

Os cuidados a ter mediante o contacto com uma Medusa Velella Velella, que tem estado presente nas praias da costa portuguesa, foram divulgados pela Autoridade Marítima Nacional.

Tocou numa Medusa Velella Velella? Eis os cuidados que deve ter
Notícias ao Minuto

18:27 - 13/08/20 por Filipa Matias Pereira

País Medusas Velella Velella

Perante a presença de Medusas Velella Velella na costa portuguesa, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alerta toda a população para os cuidados a ter e o que fazer em caso de contacto com estes organismos.

E tipo de medusa apresenta tentáculos de pequena dimensão que podem ser urticantes. Com efeito, recomenda a AMN que o contacto com o organismo gelatinoso seja evitado, já que pode provocar uma reação alérgica e, em casos mais graves, queimaduras ou outras reações.

No seu portal, a Autoridade avisa que, quando o "banhista avistar este tipo de organismos se deve afastar, sair da água evitando o contacto direto, por forma a evitar reações alérgicas, e alertar o nadador-salvador ou as autoridades".

Caso tenha tido contacto com a medusa e sinta uma picada, o banhista deve sair "rapidamente da água e dirigir-se de imediato ao nadador-salvador".

Dor forte, irritação, vermelhidão, inchaço, comichão e, em alguma situações, sensação de queimadura (calor/ardor) no local são alguns dos sintomas associados à picada.

Perante o contacto com a Medusa Velella Velella, o banhista não deverá ainda esfregar ou coçar a zona atingida para não espalhar o veneno, não deve usar água doce, álcool ou amónia, nem colocar ligaduras.

Deve, isso sim, lavar a zona afetada com cuidado com a própria água do mar. Caso o tentáculo da medusa tenha ficado agarrado à pele, este deve ser retirado com cuidado mediante a utilização de luvas, uma pinça de plástico e soro fisiológico ou água do mar.

Se possível, nestes casos, deve aplicar bicarbonato de sódio misturado em partes iguais com água do mar. É ainda recomendável que aplique frio, nomeadamente água do mar gelada ou bolsas de gelo no local atingido para aliviar a dor. Tenha atenção que o gelo não pode ser aplicado diretamente na pele, deve ser enrolado num pano.

Já se apresentar sintomas de queimadura, deve tomar um anti-histamínico, aplicar uma camada fina de pomada própria para queimaduras e dirigir-se a um posto médico.

Em algumas circunstâncias, "especialmente nas pessoas mais sensíveis às picadas e venenos das medusas ou águas-vivas (conhecidas por alforrecas), poderão ocorrer reações alérgicas graves, como falta de ar, palpitações, cãibras, náuseas, vómitos, febre, desmaios, convulsões, arritmias cardíacas e problemas respiratórios", refere a Autoridade Marítima Nacional, recomendando, nestes casos, que contacte de imediato o serviço de urgência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório