Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Duas baleias arrojam em Torres Vedras. Acesso à praia Formosa interditado

Um dos cetáceos arrojou com vida na praia do Navio e foi devolvido ao mar.

Duas baleias arrojam em Torres Vedras. Acesso à praia Formosa interditado
Notícias ao Minuto

18:52 - 12/08/20 por Notícias Ao Minuto

País Baleias

Duas baleias arrojaram - uma na noite de ontem e outra na manhã de hoje - em praias do concelho de Torres Vedras, avança a Autoridade Marítima Nacional numa nota publicada no site. Um dos cetáceos arrojou com vida, na praia do Navio, enquanto o outro o fez em avançado estado de decomposição, na praia Formosa.

O animal que esta terça à noite deu à costa com vida foi devolvido ao mar pelas forças ativadas para a ocorrência "com a colaboração de algumas pessoas que se encontravam no local".

Já na manhã desta quarta-feira, um outro cetáceo arrojou, desta feita sem vida, e foi "rebocada por mar, através da Estação Salva-vidas de Peniche, para a praia das Amoeiras", uma vez que esta possui "melhores acessos para se proceder à remoção".

Colaboraram também nesta ação a Polícia Marítima, a Proteção Civil e os nadadores-salvadores.

"Devido aos detritos orgânicos provenientes da baleia que se encontram pela praia Formosa, o acesso a esta praia foi interditado por orientações da Autoridade de Saúde Regional, em articulação com a Capitania do Porto de Peniche e com a Câmara Municipal de Torres Vedras, encontrando-se a praia a ser monitorizada pelas autoridades competentes", informa ainda a AMN.

Vão ser realizadas análises para "verificação da qualidade da água" e o areal será "limpo pelos Serviços Municipais", que, durante o dia de hoje, realizaram trabalhos no sentido da remoção da carcaça da baleia morta. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório