Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19: "Julho foi o mês com o maior número de testes realizados"

A secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, o subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, e o presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro atualizaram a informação relativa à Covid-19 em Portugal e sobre a chegada da aplicação StayWay Covid.

Covid-19: "Julho foi o mês com o maior número de testes realizados"
Notícias ao Minuto

15:18 - 05/08/20 por Notícias Ao Minuto

País Pandemia

Conhecidos os dados do boletim epidemiológico desta quarta-feira (uma morte e 167 novos casos de infeção), Direção-Geral de Saúde e Governo atualizaram a informação relativa à infeção pelo novo coronavírus no país, na habitual conferência de imprensa no Ministério da Saúde. 

Jamila Madeira começou por sublinhar que os números diários "confirmam a confiança no trabalho que está a ser desenvolvido pelas diferentes entidades no terreno e que é preciso continuar com empenho e determinação".

"A expressão diária desse esforço - dos profissionais de saúde e todos os profissionais associados a esta operação  - refletem-se nos números todos os dias desde o início da pandemia", destacou. 

Segundo a governante, "o mês de julho foi o mês com o maior número de testes realizados desde o início da pandemia: 431.178 testes, o que significa uma média diária de 13.909 testesJamila Madeira deu ainda conta de um aumento de testes efetuados no Serviço Nacional de Saúde, que é hoje cerca de 50% do total de testes feitos em Portugal.

A secretária de Estado Adjunta e da Saúde quis reforçar a mensagem de agradecimento aos profissionais de saúde, destacando o empenho e o factor de confiança que estes representam. "Com eles temos trabalhado para ultrapassar as dificuldades que nunca escondemos e sempre assumimos", afirmou Jamila Madeira.

Sublinhando que o país foi "sempre melhorando" na resposta à Covid-19, a governante defendeu que "a resposta portuguesa à pandemia tem sido marcada com inovação e talento, esforço e dedicação dos profissionais de saúde, mas também com muita inovação e utilização de meios tecnológicos nas estratégias encontradas" no SNS

App StayWay Covid quase a chegar

Jamila Madeira referiu que está para muito breve o início da utilização da app StayWay Covid, cujo regime foi promulgado ontem pelo Presidente da República.

"Com a consciência da sua potencial utilidade no contexto de pandemia, garantidas que estão as imprescindíveis condições de respeito pela proteção de dados dos utilizadores e acauteladas as recomendações da Comissão Nacional de Proteção de Dados, Portugal poderá agora aderir também a este tipo de instrumento", notou a governante, acrescentando que este novo passo tecnológico representa "mais uma etapa no caminho de inovação", mas também um caminho de resiliência e determinação com que temos encontrado as soluções para a resposta à pandemia".  

Como vai funcionar a app?

Coube ao presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, explicar que a StayWay Covid é "uma aplicação para telemóvel que se pretenderá que possa ser utilizada por todos aqueles que queiram ser informados da ocorrência de um contacto próximo a alguém a quem tenha sido diagnosticada a doença da Covid-19".

Para esse efeito, continuou, "quando a app estiver disponível para todos os residentes em Portugal é fundamental que descarreguem a aplicação, que a mantenham ligada, que a usem no dia-a-dia e que, caso venha a ser diagnosticado Covid-19, solicitem ao seu médico que lhes forneçam o código para inserir na aplicação". 

Após a inserção desse código na aplicação, a própria app "tratará de comunicar a todos aqueles que nos dias anteriores tiveram contacto de proximidade (um contacto inferior a dois metros durante mais de 15 minutos)". A informação sobre os contactos será guardada apenas durante 14 dias. Após esse período, a informação será eliminada, garantindo assim "o máximo secretismo" e que "não há dados pessoais guardados para lá da sua necessidade". 

Luís Pinheiro manifestou-se satisfeito com o resultado a que se chegou no que diz respeito à aplicação, frisando que esta se encontra ainda disponível para testes para plataformas com sistema operativo Android. "Após os testes finais, estaremos em condições de disponibilizar esta app a todos os residentes em Portugal", afirmou o responsável, sublinhado que a app é mais um instrumento posto ao serviço do combate à pandemia.

"É mais um que se soma a tantos outros e, portanto, não será com esta ferramenta que virá a grande revolução no combate à pandemia, mas é mais uma ajuda para que os resultados continuem a melhorar", realçou. 

Quase mil pessoas já testam a app

O responsável indicou, em resposta aos jornalistas, que já há quase cerca de mil pessoas a testar a aplicação. "Neste momento, para estar disponível para o público em geral é essencial que ela fique disponível na loja de testes da Apple e é algo que nós esperamos que aconteça a qualquer momento, diria que está por dias".

Avante!

O subdiretor-geral de Saúde, Rui Portugal, afirmou, por sua vez, que a DGS está a apreciar o documento que recebeu por parte da comissão organizadora da festa do Avante!. "E como todos os documentos sobre a realização de eventos que agrupem grandes números de pessoas, há um conjunto de critérios que estão a ser avaliados", disse o delegado de saúde e subdiretor-geral da Saúde, referindo que fará "eventuais ajustes" em relação às propostas feitas no "sentido de perceber qual é a forma de minimização de riscos". 

"Lembro apenas que todos os eventos têm as suas particularidades quer em relação ao tempo que decorrem, ao tipo de pessoas que frequentam e há características epidemiológicas em termos gerais e locais num determinado momento. Portanto, é uma decisão caso a caso", assinalou.

Recorde aqui a conferência: Leia Também: AO MINUTO: Mais de 1 milhão em teletrabalho; Aulas ao sábado no Superior?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório