Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Letras, números, letras. Conhece (mesmo) a nova matrícula ao milímetro?

Modelo passou a ser obrigatório para "todas as matrículas atribuídas a partir de 2 de março de 2020".

Letras, números, letras. Conhece (mesmo) a nova matrícula ao milímetro?
Notícias ao Minuto

09:20 - 27/07/20 por Notícias Ao Minuto

País Matrículas

Já conhece (mesmo) a nova matrícula ao milímetro? Com o fim da sequência a que todos estávamos já habituados, foi necessário encontrar outra forma de matricular as viaturas nacionais. Mas esta nova forma - letras, números, letras - tem alguns segredos de que deve estar a par.

Como tal, a Guarda Nacional Republicana (GNR) voltou a colocar no Facebook uma explicação sobre os novos modelos de matrículas que mais recentemente entraram em vigor no nosso país.

Além da nova disposição de letras e números, há mais a saber. "O novo modelo, que passou a ser obrigatório para todas as matrículas atribuídas a partir de 2 de março de 2020, perde a barra amarela, com a indicação do mês e ano de registo dos veículos", escreve a GNR na publicação.

A somar, a matrícula passa então a ser "constituída por dois grupos de duas letras nas extremidades e um grupo de dois algarismos ao centro", eliminando-se "os traços que intercalam os grupos de caracteres na série" que estava anteriormente em vigor.

Também a disposição dos grupos de caracteres têm regras específicas que não podem ser descuradas para o veículo circular em conformidade. Estes deve estar "centrados vertical e horizontalmente" com espaçamentos "de 20mm entre grupos, sem traços separadores" e "de 20mm entre grupos, sem traços separadores".

A Guarda Nacional Republicana frisa ainda que as chapas de matrícula dos veículos em circulação mantêm-se em uso, "sem obrigatoriedade (embora com possibilidade) de substituição" - respeitando todas as regras assina assinaladas. 

Aqui, leia o Regulamento da Matrícula, o Código da Estrada e o Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir.

Leia Também: Permitida atribuição de matrícula a veículos históricos para competição

Recomendados para si

;
Campo obrigatório