Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

MNE lamenta decisão britânica "não fundamentada em factos ou dados"

O ministro dos Negócios Estrangeiros reagiu, no Parlamento, à decisão do Governo britânico sobre a quarentena a portugueses.

MNE lamenta decisão britânica "não fundamentada em factos ou dados"

O ministro dos Negócios Estrangeiros reagiu à decisão do Reino Unido, de manter restrições a Portugal quanto às viagens, no final do debate do Estado da Nação. "O Governo, naturalmente, lamenta a decisão das autoridades britânicas, que não está fundamentada nos factos e nos dados que são conhecidos e públicos, e aguardará que as autoridades britânicas evoluam", começou por dizer.

Depois de explicar que conversou com o seu homólogo britânico e que "o Governo português demonstrou que a situação portuguesa era muito positiva", referiu que ontem ao final da tarde foi informado da decisão de continuarem a impôr quarentena a quem viajasse a partir de Portugal.

Augusto Santos Silva indicou que o governo britânico “não foi capaz de explicar os fundamentos políticos e técnicos da decisão". Referindo ainda que Portugal está a "trabalhar incansavelmente" para garantir condições para estas deslocações entre os dois países.

"Digo aos quase 40 mil britânicos que residem em Portugal que nós os estimamos muito, temos muito orgulho que tenham escolhido Portugal para viver" e que "esperamos que, mais dia menos dia, mais semana menos semana, a realidade se imponha, os dados sejam respeitados e a situação seja revertida", rematou.

Recorde-se que Portugal continua sem integrar a lista de países isentos de quarentena à chegada ao Reino Unido, na sequência de uma reavaliação levada a cabo pelo Governo britânico, divulgada esta sexta-feira. Assim sendo, os passageiros provenientes de Portugal continuam a ser obrigados ao isolamento no regresso ao país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório