Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 19º

Grupo tenta resgatar cães de abrigo ilegal. Proprietária queria levá-los

Ocorrência está a ser relatada num grupo na rede social Facebook. Há carros com vidros partidos e a dona terá sido agredida em Canedo, Santa Maria da Feira.

Grupo tenta resgatar cães de abrigo ilegal. Proprietária queria levá-los
Notícias ao Minuto

15:43 - 21/07/20 por Notícias Ao Minuto

País Canis

Voluntários tentaram, esta terça-feira, resgatar animais que se encontram num canil ilegal em Canedo, Santa Maria da Feira. Conta a TVI24 que este grupo tentou entrar nas instalações para impedir que a dona do abrigo conseguisse fugir com os animais numa carrinha. 

E este caso foi também explicitado numa página no Facebook, denominada 'Exigimos responsabilidades pelos animais carbonizados no abrigo Santo Tirso'. Esta tem diversas publicações sobre o tema, com a última a afirmar que "Berta Brazão [dona do canil ilegal] queria sair com os animais no carro, ficou sem 3 cadelas e 1 cão, onde 1 cadela encontrava-se com uma ferida bastante grande".

Noutro post, cerca das 14h15, é descrito que "a proprietária do abrigo ilegal em Canedo, Santa Maria da Feira, foi agredida. Estaria a fugir com vários animais, onde foi parada por várias pessoas e agredida"

Antes, este grupo na rede social tinha já avançado que Berta Brazão encontrava-se "neste momento a partir vidros dos carros presentes e a colocar os animais todos em carrinhas"

A Guarda Nacional Republicana já estará no local, avança o canal de Queluz. Em declarações à Lusa, fonte da GNR disse que a fiscalização foi desencadeada na sequência de denúncias sobre a existência de um canil ilegal, situado em Canedo.

A operação, que começou às 14h30, conta com a participação do veterinário municipal e de militares do núcleo de proteção ambiental.

De recordar que o ministro da Administração Interna determinou à Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI), esta segunda-feira, a abertura de um inquérito para o apuramento dos factos relacionados com a atuação da Guarda Nacional Republicana (GNR) e dos agentes de Proteção Civil no terreno, durante o incêndio que, no fim-de-semana, atingiu dois canis localizados em zona florestal da freguesia da Agrela, no concelho de Santo Tirso, e matou dezenas de animais.

Já o  presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, suspendeu o veterinário municipal a quem atribuiu, juntamente com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a responsabilidade pela morte dos animais. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório