Conselho de Opinião da RTP continua a apoiar modelo do CGI

O presidente do Conselho de Opinião da RTP, Manuel Coelho da Silva, afirmou hoje que o órgão "apoiou e continua a apoiar" o modelo do Conselho Geral Independente (CGI), criado para fiscalizar a administração da empresa.

Notícia

© iStock

Lusa
14/07/2020 16:28 ‧ 14/07/2020 por Lusa

País

CGI

 

"news_bold">"O Conselho de Opinião apoiou este modelo, continua a apoiar este modelo [do CGI]" e "entende que este modelo tem virtualidades", afirmou Manuel Coelho da Silva, na audição parlamentar de Cultura e Comunicação.

"Creio que o Conselho Geral e Independente precisa de comunicar mais as coisas que faz, mas posso testemunhar que trabalham muito mais e fazem muito mais controlo" em relação ao Conselho de Administração da RTP "do que dá ideia na opinião pública".

Manuel Coelho da Silva reiterou que o modelo "tem virtualidades" e defendeu uma assembleia-geral da RTP "a funcionar".

"Isto porque não faz sentido uma assembleia-geral, que é constituída por um acionista único, que não aprova as contas há mais de três anos", criticou o responsável, cujo mandato enquanto presidente do Conselho de Opinião termina em novembro próximo.

"Isto não existe. Como consolido contas no ano a seguir", questionou.

Sugeriu que o presidente do Conselho de Opinião seja por inerência o presidente da assembleia-geral e o acionista Estado tenha dois representantes, o das Finanças e o da Cultura.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas