Meteorologia

  • 08 AGOSTO 2020
Tempo
31º
MIN 18º MÁX 31º

Edição

"Alcatrão rima com burlão". Rede criminosa atua em Portugal sob disfarce

A GNR aconselha que contacte as autoridades se alguma empresa de aplicação de alcatrão se disponibilizar para fazer uma obra na sua casa ou empresa. E não se esqueça, "alcatrão rima com burlão e extorsão".

"Alcatrão rima com burlão". Rede criminosa atua em Portugal sob disfarce

"Se tiver conhecimento ou o contactarem para alcatroar ou fazer obras de melhoramento na sua habitação ou empresa, desconfie e contacte de imediato as autoridades". O alerta é da GNR e pretende evitar que seja vítima de um grupo do crime organizado internacional.

O grupo atua por toda a Europa, usa o "disfarce de uma empresa de aplicação de alcatrão" e está já a atuar em Portugal.

Numa publicação na rede social Facebook, a força militar indica que as vítimas são habitualmente pequenos empresários e proprietários de herdades que dispõem de locais por alcatroar ou com o piso alcatroado em más condições.

De acordo com o 'modus operandi', os burlões aproveitam "a ausência dos proprietários, 'invadem' habitações ou empresas, e, sem qualquer autorização, iniciam um trabalho de alcatroamento das entradas ou dos acessos às casas ou edifícios empresariais".

Para tal, disponibilizam "serviços de pavimentação, com recurso a maquinaria, a custos reduzidos, com alcatrão excedente de obras anteriores, dispondo-se a cobrar apenas o valor da mão-de-obra".

Já quando concluem a obra, pedem quantias avultadas pelo serviço e exigem o pagamento em dinheiro. Muitas vezes, ameaçam e intimidam as pessoas para que seja paga a quantia da forma exigida.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório